A palavra “sustentável” está cada vez mais presente na comunicação de diversas marcas, produtos e serviços, com o objetivo de exibir suas boas práticas ambientais.

Com o mundo inteiro atento aos efeitos das mudanças climáticas, muitos consumidores pressionam governos e empresas para que se posicionem diante das questões ambientais, à medida em que entendem a importância de optar por produtos que minimizam os impactos negativos em sua cadeia produtiva. Mas, apesar das boas intenções, muitas empresas praticam greenwashing sem mesmo saber o que estão fazendo. Outras o fazem deliberadamente.

Greenwashing é a prática de promover um produto ou serviço utilizando falsos argumentos ambientais, ou até mesmo de mascarar ações que prejudicam o meio ambiente.

Até setembro deste ano, notificamos mais de 260 organizações que praticavam greenwashing contra produtos de papel, cartão e papelão, ultrapassando 100 casos de sucesso no Brasil e Hispanoamérica. Foram desde adesivos para secadores de mãos a notícias sobre os benefícios da comunicação digital em comparação ao impresso.

Combater o greenwashing é um trabalho contínuo e Two Sides se esforça cada vez mais para convencer instituições e empresas de que o papel é uma escolha sustentável. Nossas campanhas informativas focam também os consumidores, que desempenham o importante papel de cobrar a responsabilidade ambiental das organizações.