Parcerias entre convertedores e marcas são importantes no setor de embalagens, cujo cenário atual passa por transformações dinâmicas e rápidas. Várias empresas dão uma grande importância a essas colaborações em suas estratégias, mas poucas levaram o conceito de parceria ao patamar encontrado no conversor colombiano de embalagens flexíveis, a Litoplas. Somado a isso, a empresa usa uma abordagem complexa para a impressão flexográfica com Expanded Color Gamut (ECG), que, de acordo com o Diretor de clientes da empresa, Luis Mora, “só foi possível implementar com sucesso com as FLEXCEL NX Plates”. Com isso, chagamos a uma premiada estratégia comercial.
Fundada em 1967, as embalagens de alimentos compõem a maior parte da produção de manufatura da fábrica, localizada na região norte da cidade de Barranquilla (uma segunda fábrica será inaugurada na Guatemala em 2023). O site da Litoplas descreve a missão da empresa como “fornecer soluções únicas por meio do design, do desenvolvimento e da fabricação de embalagens flexíveis” e sua visão, como a de se tornar o “parceiro preferencial em embalagens flexíveis que geram valor” para as marcas.
A parceria entre a Litoplas e seus clientes foi uma das coisas que chamou a atenção da mesa de jurados do Global Flexo Innovation Awards patrocinado pela Miraclon, no qual a Litoplas ganhou um Silver Award pela conquista em duas categorias: Conversão de gravura para flexo e eficiência no Fluxo de trabalho de produção de impressão Os jurados observaram que as inscrições da Litoplas, que são todas exemplos de impressão com ECG produzida com FLEXCEL NX Plates, “destacaram o que pode ser alcançado quando o conversor e a marca trabalham juntos”.
A Litoplas incluiu a impressão com ECG no seu portfólio pela primeira vez em 2015. “Tínhamos visto a ECG na drupa e, à primeira vista, parecia mágica ter tantos benefícios em eficiência e capacidade, tanto para os convertedores quanto para as marcas, especialmente porque a necessidade de encurtar os tempos de resposta e de aumentar os SKUs era real. No entanto, isso parecia utópico, pois a princípio faltava controle estatístico do processo, algo muito importante. Qualquer pessoa poderia comprar uma máquina, havia tintas para tal, mas sem um controle rigoroso do processo não seria possível colher os benefícios de produtividade. Para nós, esse era um problema crítico, problema que não foi resolvido até a chegada da tecnologia FLEXCEL NX”.
Segundo Luis, quando a Litoplas investiu em um FLEXCEL NX System em 2017, “entendemos o que era necessário para fazer a ECG funcionar: o ponto plano fez toda a diferença. Nossa tecnologia anterior sofria com frequentes furos e espaços vazios, gerando dados de má qualidade para o controle de processos. Os pontos planos geraram cores precisas, previsíveis e consistentes. Sem isso, é impossível fazer uma excelente impressão com a ECG”.
“As FLEXCEL NX Plates valem-se de outras maneiras para permitir que a ECG mostre seu potencial”, diz Luis. “Podemos imprimir cores mais vivas sem usar tinta em excesso, o que aumenta o impacto no preço competitivo dos produtos na prateleira. Os pontos planos não se desgastam e permanecem estáveis durante a execução, resultando em menos pausas na impressão para ajustes”.
Parcerias afiadas
O cargo de Luis Mora como diretor de clientes da Litoplas atesta o quanto a empresa tem incorporado a parceria com os clientes ao cerne dos negócios. Para garantir isso, a Litoplas formalizou o conceito em dois modelos: um “Modelo de parceria”, projetado para “desenvolver confiança por meio de colaboração” e um “Modelo de embalagem para geração de valor”, que visa gerar valor por meio da tecnologia.
Os modelos são resultado de muito cuidado e análise, como explica Luis Mora: “Somos uma empresa muito focada em tecnologia, e a ideia de usá-la para gerar valor é muito importante para nós. Reconhecemos, porém, que é essencial que nossos clientes confiem em nós. Assim, podemos fornecer o nível de tecnologia e suporte adequado para eles”. Ele prossegue, explicando como o Modelo de embalagem para geração de valor consegue esse feito. “O modelo tem quatro ‘Níveis’, de 1 a 4, nos quais os clientes são alocados dependendo da tecnologia de nossa caixa de ferramentas que atende melhor às necessidades deles. Quanto maior o nível, mais tecnologias nossas o cliente pode usar”.
Um grande benefício dessa abordagem, é que “ela nos impede de prometer demais e entregar pouco, pois, se isso acontecer, a confiança fica prejudicada. Tomemos a ECG como exemplo: só oferecemos aos clientes do Nível 3 porque eles têm o nível certo de conhecimento técnico”, explica ele.
O “Modelo de parceria”, por sua vez, complementa essa abordagem, reformulando o modo como a equipe da Litoplas trabalha com as equipes internas dos clientes. “Os negócios hoje em dia são muito complexos para serem conectados via relacionamento individual. Agora a nossa estrutura incentiva conversas fluentes entre toda a equipe que trabalha na conta e as pessoas responsáveis da equipe do cliente. Assim, todas as conversas entre as duas empresas permanecem em um alto nível, o que gera confiança”.
Paciência, trabalho duro e confiança estimulam a adoção da ECG
Como acontece com qualquer tecnologia radical nova, para persuadir os clientes a implementarem a impressão com ECG, é preciso ter paciência, trabalhar duro e desenvolver confiança entre o conversor e a marca. A razão pela qual a Litoplas só fornece ECG para clientes de Nível 3 fica clara quando Luis descreve as negociações envolvidas no planejamento de uma típica conversão de gravura para flexografia. “Há momentos em que, para que os pontos fortes da FLEXCEL NX Technology e da ECG sejam aproveitados, o cliente precisa alterar um pouco o design. Por exemplo, recomendamos imprimir fontes pequenas em uma única cor para evitar qualquer possibilidade de impressão incorreta. As cores pastéis possibilitadas pelas FLEXCEL NX Plates são um grande benefício com o qual as marcas podem brincar. Uma conversa evoluída como essa não acontece no primeiro encontro. Mas se estamos nos referindo à fase posterior, em que ganhamos a confiança do cliente, tudo muda”.
A execução da inscrição vencedora, a embalagem Cordillera Dark Chocolate produzida para a Compañía Nacional de Chocolates, é um excelente exemplo da estratégia de parcerias da Litoplas na prática e da abordagem inovadora da empresa na venda de tecnologia. A encomenda foi um resultado direto de uma “Packaging Academy” organizada pela Litoplas para mostrar ao cliente o que é a ECG; como diz Luis, “para mostrar os prós e contras e a melhor forma de reproduzir a arte da empresa.
“Pedimos à equipe de design que nos desse um trabalho realmente desafiador. E eles nos atenderam. Era um produto de chocolate de qualidade premium, até então embalado em unidades de papelão, e eles queriam mudar para embalagens flexíveis. A cor do chocolate na embalagem tinha que combinar exatamente com o produto em si. Como, por um período, as duas formas de embalagem ficariam lado a lado nas prateleiras, era essencial que não houvesse diferença de cor entre o papelão e a embalagem flexível. Eles também queriam comercializar o produto o mais rápido possível e produzir uma quantidade relativamente pequena”.
A Litoplas atendeu aos requisitos em todos os aspectos, usando verde, laranja e violeta na ECG para renderizar as cores vivas e densas que o cliente gostou, reproduzindo precisamente a cor de fundo. Em uma abordagem radical de medição de cores, para reproduzir a cor do chocolate, a Litoplas chegou ao ponto de espalhar chocolate real em uma folha de papel branco Pantone e medir a cor usando o sistema de medição de cores.
Aprimorando tecnologias convencionais
Conforme a Litoplas prepara a sua expansão para a fábrica de Guatemala no próximo ano, a impressão com ECG continuará sendo o destaque central nas ofertas da empresa, tanto que uma das três novas impressoras em Guatemala será uma máquina Bobst personalizada e 100% dedicada à produção de ECG. Luis complementa dizendo que “quanto ao tamanho da fatia de produção que a ECG pode alcançar para migrar os clientes para a ECG, precisamos construir uma tecnologia de ECG que seja melhor do que a tecnologia convencional. Estamos trabalhando nisso”.
Ele acrescenta que a Miraclon forneceu um excelente suporte até o momento e espera que isso continue no futuro. “Nós realmente valorizamos o suporte deles no que tange aprimorar os recursos de impressão e o desempenho da impressora. Com o suporte técnico interno aqui na Colômbia, todos os problemas foram resolvidos prontamente. A Miraclon tem muita capacidade de adaptação graças à persistência deles. Não poderíamos ter tido tanto sucesso sem nossa parceria com a Miraclon”.