Quando o cliente é ouvido, os players da cadeia produtiva são integrados e, principalmente, as necessidades dos consumidores finais e as expectativas do mercado são colocadas no centro do projeto de embalagem, a chance de o produto ser um sucesso aumenta consideravelmente. A partir dessa integração, conexão e multidisciplinariedade, a embalagem é vista como um elemento estratégico da comunicação do produto e da marca.
Foi com este pensamento e com a necessidade de ter um produto pronto ao mercado internacional, que norteou o desenvolvimento da nova embalagem do Protein Cookie Bar Croquinole, da Dadz Alimentos. O conceito da nova embalagem está amarrado aos princípios da empresa que “nasceu para fabricar produtos que facilitam a vida agitada de quem quer consumir alimentos com ingredientes naturais, prontos para o consumo, com toda segurança e sem desperdício”.
Segundo o CEO da Dadz, Augusto Zarpon, a empresa está consolidada como uma fábrica de alimentos sem glúten, que prioriza a utilização de ingredientes naturais para garantir a manutenção dos nutrientes e oferecer alimentos saudáveis, que possam ser consumidos a qualquer hora em qualquer lugar. Mas o momento da verdade deste produto é materializado pela embalagem. E, portanto, escolher os parceiros certos para desenvolvê-la era fundamental.
“Estávamos num processo de adequação das embalagens do Croquinole para o mercado internacional, com apoio da Apex Brasil. E foi durante o evento “Do arquivo à gôndola”, organizado pela Clicheria Blumenau e DuPont, que enxergamos como viabilizar o redesenho das embalagens com impressão flexográfica. O desejo foi imediato: ter um processo de impressão da embalagem plástica flexível, do começo ao fim, aplicando as melhores práticas em todas as etapas”, conta Augusto.
A jornada começou com a escolha do escritório de design Casa Rex, com o apoio da Apex Brasil, e demais players da cadeia de impressão. “A Apex Brasil acompanha o processo de internacionalização da Dadz via Design Export, programa voltado para empresas que desejam incorporar o design a seus produtos, embalagens ou processos, para aumentar sua competitividade no mercado internacional. Este projeto é promovido em parceria com o Centro Brasil Design (CBD) e há ainda a participação do Sebrae na adequação da fábrica ao Programa de Transformação Digital conduzido pela FIESP, CIESP, Senai e Sebrae, com foco na Indústria Inteligente. Tudo visa aumentar a competitividade e a produtividade da indústria e alavancar sua atuação no mercado internacional.”
A partir da nova embalagem, a Croquinole está pronta para desembarcar, inicialmente, nos mercados latino-americano e dos Estados Unidos. É esperado um aumento das vendas no mercado brasileiro pela adequação da embalagem ao novo posicionamento do produto e pela visibilidade gerada com a internacionalização da marca. No Brasil, a Dadz vende o Croquinole online e em mercados gourmet de São Paulo. Segundo Augusto, ainda não é possível definir o market share do produto, mas já se sabe que existe, globalmente, demanda para absorver toda a capacidade produtiva da empresa.
Do arquivo à gôndola
O evento planejado pela Clicheria Blumenau e DuPont, contou com Gualapack, professores Fabio Mestriner e Aparecido Borghi, entre outros palestrantes de peso. Foi o início do projeto Croquinole com a Dadz. Como lembra Adriana Bronzoni, gerente de contas da DuPont, responsável pelo projeto, “foi uma grata surpresa recebermos a Dadz e ver nascer o projeto de redesenho das embalagens Croquinole com foco na exportação”.
A DuPont reuniu os fornecedores que participariam do projeto: 3M (fitas dupla-face), Laserflex (cilindros anilox), Gualapack (conversão da embalagem), Clicheria Blumenau (pré-impressão e clichês), DuPont (chapas flexográficas Cyrel®) e LinkFlow (integração de sistemas). “Desde o início entendemos que juntos somos mais fortes e que cada um poderia embarcar suas mais recentes tecnologias para garantir a entrega da melhor embalagem”, lembra Adriana.
Adriana cita as chapas DuPont™ Cyrel® ESXR, a mais recente integrante da plataforma DuPont™ Cyrel® EASY, com tecnologia de pontos planos incorporados. Além da qualidade de impressão em termos de altas luzes e suavidade nos degradês, a Cyrel® ESXR vem com maior latitude de impressão e robustez excepcional, aumentando a vida útil da chapa e diminuindo a necessidade de paradas para limpeza na impressão.
Para o projeto Croquinole, a chapa da DuPont foi gravada no sistema XPS, tecnologia de ponta da Esko oferecida pela Clicheria Blumenau. “Além da excelente durabilidade, a chapa ESXR entrega transferência superior de tinta, sem implicar no aumento do consumo deste insumo. Características técnicas como esta estão alinhadas à nova demanda dos projetos embalagens que alavanquem as exportações de produtos 100% brasileiros”, completa Adriana.
A participação do convertedor da embalagem, a Gualapack, desde o início do projeto foi essencial para garantir seu sucesso. A empresa foi responsável pela impressão e laminação do material, uso a impressão flexográfica, com até oito cores, utilizando tintas de alta performance. Entre os desafios, José Costa, gerente de pré-impressão da Gualapack, lembra cuidados com a preparação e separação dos insumos, com as normas exigidas pelas certificações e o acompanhamento em todas as etapas dos processos, validando e garantindo a qualidade.
E completa: “A excelência neste desenvolvimento nos impulsiona a enfrentar novos desafios e criar novos projetos para a indústria de alimentos, reforçando a liderança da Gualapack no fornecimento de standup pouches e embalagens flexíveis de alta performance”.
Alexsandro Pires, especialista em Pré-impressão da Clicheria Blumenau, diz: “O desafio de participar da concepção da embalagem em parceria com os fornecedores da cadeia foi permeado pela integração de todos e pelas reuniões periódicas de alinhamento e definição de ações estratégicas. O processo se mostrou muito benéfico para a Dadz e os fornecedores envolvidos puderam alinhar e conectar suas soluções em benefício mútuo, gerando resultados assertivos”.
Na prática, a combinação das tecnologias de pré-impressão, tratamento de imagem com contraste e fidelidade de cores, chapas de qualidade, exposição LED e dotless possibilitaram alcançar uma imagem de alta definição com alto nível de consistência e de repetibilidade da impressão no substrato, no caso a embalagem flexível convertida pela Gualapack. “É importante destacar o uso do recurso de controle do fluxo de artes e de aprovação remota da LinkFlow Sistemas que permitiu centralizar as informações do SKU e as aprovações dos arquivos num ambiente totalmente digital e seguro, do início ao fim do processo”, celebra Alexsandro.
Inovação refletida na embalagem
Entre as tecnologias inovadoras aplicadas à nova embalagem de Croquinole, a Clicheria Blumenau destaca:
1. Dotless – tecnologia de retículas que alia alta qualidade e consistência na reprodução de impressões flexográficas, gerando menor ganho de ponto, degradês com mínimas suaves, maior contraste e ganhos na produtividade.
2. XPS – nova tecnologia de exposição de chapas flexográficas por meio de luz LED UV que possibilita exposição frente e verso simultaneamente.
3. LED – que proporciona estabilidade, consistência e uniformidade ao processo de gravação das chapas flexográficas.
“Este projeto provou que além de produzir a matriz de impressão, para alcançar uma impressão mais eficiente e um ótimo controle de cores é necessário que a clicheria ofereça processos bem alinhados e parametrizados. Por isso destacamos a importância da geração das provas digitais para prever os resultados da impressão e ter o alinhamento com a pré-impressão, atendendo às expectativas com previsibilidade”, completa Alexsandro Pires.
Nascida dentro da Clicheria Blumenau, a LinkFlow Sistemas teve atuação fundamental no projeto Croquinole. Rodrigo Pereira, CEO da empresa, explica: “Nossa solução foi utilizada no processo de aprovação remota da nova embalagem. Neste processo o usuário insere no sistema o layout da embalagem a ser aprovada e define os usuários e setores envolvidos que serão notificados sobre a necessidade desta aprovação. Há a possibilidade de visualizar os detalhes e solicitar alterações até a aprovação final do arquivo”.
Desta forma, segundo o empresário, os usuários envolvidos acompanham o status de aprovação de forma segura e automática. O sistema facilita o controle e versionamento da aprovação, diminui o lead time e integra os setores envolvidos, além de entregar indicadores de desempenho que auxiliam na gestão do processo. Até então, o processo de aprovação das artes era feito por e-mail.
A tecnologia de gravação dos cilindros utilizada pela Laserflex foi outro diferencial. A gravação com células estendidas Cobracell, uma exclusividade da empresa, garantiu ao convertedor maior e melhor transferência de tinta, reduzindo as trocas de anilox em máquina e o tempo de setup. “Antes de iniciar o projeto, fomos até a Gualapack para lavar todos os anilox que seriam usados na impressão da embalagem de Croquinole. Esta limpeza é fundamental para manter as células totalmente desobstruídas de tinta e permitir a repetibilidade dos padrões de cores em casos de reimpressão”, pontua Wanderley Procida, representante Comercial.
A 3M forneceu as fitas de montagem de clichê para a impressão flexográfica. O diferencial é a espuma em diferentes densidades e alta aderência para fixação do clichê com remoção limpa da camisa. “A liberação de ar permite montagens sem bolhas sob a fita dupla face e sob o clichê, evitando problemas de borrões no impresso. A espessura controlada também assegura o registro entre cores na montagem dos clichês”, explica Fernanda MacNight, gerente de Produto da 3M.
Ela lembra que a empresa oferece oito densidades de espuma que permitem ajuste preciso às necessidades de cada impressão, em diferentes imagens de cromias, sólidos, degradês, letras e códigos de barras. Os adesivos se adaptam perfeitamente aos diferentes substratos e condições de uso e as fitas garantem reproduções consistentes ao longo das ordens de produção. Foi aplicada uma fita com liner micro replicado que cria micro canais no adesivo que permitem eliminar o ar durante a montagem; as bolhas de ar desaparecem entre a fita, clichê e camisa.
Integração design e indústria de embalagem é diferencial
Como sintetizou o professor Fabio Mestriner, que participou do projeto de redesenho das embalagens de Croquinole, da Dadz Alimentos, “um projeto de embalagem no qual o design conversa com a indústria, acaba agregando informações e conhecimentos que otimizam o resultado final, reduzem o tempo de produção e, principalmente, evitam erros e retrabalhos”.
Este conceito norteia o recém-lançado Programa DuPont™ Cyrel® Print Up, com a proposta de criar oportunidade para unir, a partir da aliança estratégica, um grupo de empresas, com especialidades complementares que buscam o “Objetivo Unificado” de estabelecer os “Parâmetros” que servirão como referência para as empresas que desejam alcançar o “Estado da Arte” na impressão flexográfica das embalagens escolhidas para integrar o programa.
Os resultados obtidos no projeto Croquinole, da Dadz, e nos demais projetos do Programa Print Up da DuPont, refletem o objetivo de alcançar o “estado da arte” em impressão flexográfica. Esta contribuição é bem-vinda tanto pelos convertedores de embalagens plásticas flexíveis, como pelos donos de marca para os quais estas melhorias estarão refletidas nos resultados de suas empresas.
O projeto Croquinole representa um marco para a cadeia produtiva de embalagem ao provar que a integração dos players pode agilizar o processo e garantir maior produtividade e sucesso aos envolvidos, que são unânimes: “O projeto Croquinole representa um importante passo às empresas que trabalham na cadeia de embalagem. Cada elo é um componente estratégico e importante para garantir um final satisfatório. Estamos falando de uma mudança de paradigma: a competição se dá ao nível de cadeia produtiva e, desta forma, todos são bem-sucedidos”.
O projeto de redesenho das embalagens de Croquinole deixou claro que o bom design de embalagem tem impacto no desempenho do produto no PDV, já que a embalagem faz o produto parecer o que ele pretende ser. A boa embalagem desencadeia um processo de fortalecimento da marca e é justamente a qualidade da impressão que mostra a qualidade do design, e a impressão flexográfica oferece seu estado da arte para garantir valor ao produto e à marca.