A FESPA Digital Printing 2023 entrou para a história como a maior FESPA já realizada em 10 anos de presença no Brasil. A grande celebração da indústria de impressão digital alcançou de 20 a 23 de março a marca de 21043 visitantes únicos, um recorde desde a chegada da FESPA ao país.
Este público visitou a maior área de exposição registrada até hoje e gerou, apenas durante os quatro dias de realização, de acordo com os expositores, mais de R$ 150 milhões em negócios, número que deve se multiplicar nos próximos meses com os contatos feitos entre expositores e visitantes. Os dados comprovam a posição da FESPA Digital Printing como o principal centro da geração de negócios na indústria e palco das soluções que transformam o setor.
Alexandre Keese, diretor executivo da APS Eventos Corporativos, organizadora da feira, relata: “A FESPA Digital Printing reservou seu lugar na história. Em quatro dias, batemos recordes com um público altamente qualificado e o mais amplo número de expositores, marcas e soluções nos estandes. Este resultado é fruto de um trabalho intenso e conjunto entre os times de APS e FESPA, de nossos expositores e de uma série de apoiadores. A união desta comunidade apaixonante da impressão fez com que a FESPA, nestes 10 anos, se tornasse uma feira extremamente essencial ao sucesso de todos que fazem parte do mercado”.
Keese destaca ainda a experiência transformadora que foi oferecida: “Nesta edição, fizemos um convite para que todos, juntos, pudessem vivenciar a transformação e entender o quanto a impressão está viva e tem papel chave em nossa sociedade. Esta visão foi comprovada a cada canto, seja em nossa sinalização, em nossas Áreas de Conhecimento que novamente foram fantásticas e nos estandes dos expositores com soluções e aplicações abrindo as portas para um universo extremamente criativo. Estamos animados com o que conseguimos proporcionar e preparados para seguir levando conteúdo ao setor e colaborando para a constante evolução dos elos de nossa indústria”.
Neil Felton, CEO da FESPA, esteve no Brasil e ficou impressionado com o que presenciou: “Esta feira foi incrível. A energia que vimos aqui foi algo nunca visto. Os estandes estão lotados, os empresários estão comprando impressoras, substratos, softwares e tintas. A energia está por todos os cantos. Eu posso dizer que esta é uma das melhores FESPAs já feitas na história. E o que é vital na indústria é que continuamos reinvestindo na feira através de nossas ações. Foi, sem dúvidas, um momento histórico para todos nós”.
Experiência que transforma
A APS Eventos Corporativos e a FESPA sempre buscam, a cada edição, aprimorar a experiência de visitantes e expositores, pensando com atenção em cada detalhe. Para este ano, a sinalização da feira foi completamente reformulada unindo comunicação visual impressa, impressão têxtil e sinalização digital. Antes de entrar no primeiro dia, os expositores receberam um energético com a marca da FESPA Digital Printing, oferecendo a energia necessária para a realização dos melhores negócios.
Para os visitantes, as Áreas de Conhecimento registraram casa cheia todos os dias. Em mais um ano de parceria com Felipe Soares, da Print Center, a Ilha da Sublimação ampliou seu escopo e tratou de técnicas de sublimação, mas também de vendas, gestão, marketing e outros tópicos. O mesmo vale para a Arena Maker, que falou sobre o mundo dos acrílicos com o suporte do time da VP Máquinas e de entidades como Abigraf, Sebrae e Senai.
Entre as novidades, o Espaço 3D surpreendeu. Além de palestras sempre cheias, o empresário de impressão entendeu, na teoria e na prática, o real impacto da impressão 3D em suas empresas, observando a produção de peças em tempo real tanto na parceria com o Universo da Criatividade como nos estandes das empresas do mercado que aumentaram suas participações no evento.
O CAMBEA Super Fast, com realização da Alltak, fez sua estreia com êxito, em uma divertida competição de envelopamento mostrando o poder da comunicação visual não só na área automotiva como na decoração de ambientes e objetos. Por fim, a FESPA Digital Printing mostrou ao vivo a fábrica inteligente de produção sob demanda de camisetas e outros produtos de vestuário na Eco Factory, em parceria com o Grupo Bloom e Kornit Digital.
Outra iniciativa que merece destaque é o FESPA Expert. O projeto de compartilhamento de conteúdo com o mercado teve início ainda em 2023 e percorreu vários meses com lives, artigos e vídeos especiais aos profissionais do setor. Nesta edição, participaram Luciana Andrade, Tiago Ferraresi, Marcelo Giovanelli e Felipe Soares, além de diversos convidados especiais, que compartilharam suas visões sobre a área em que atuam e, durante a feira, estiveram presentes palestrando, conversando com os visitantes e tirando dúvidas.
FESPA Digital Printing 2024
A partir de agora todas as atenções se voltam para a FESPA Digital Printing 2024, confirmada de 18 a 21 de março de 2024 novamente no Expo Center Norte, em São Paulo. Vários grandes players reforçaram ainda durante esta edição que estarão novamente mostrando suas soluções na principal feira do setor. Antes, a FESPA promoverá o FESPA Brasil Fórum no segundo semestre, e seguirá produzindo conteúdo focado nas necessidades do visitante em seu site e redes sociais.