Os dados coletados por um estudo de caso comercial da EFI realizado em uma fábrica de embalagens de papelão ondulado demonstram a produtividade geral e as vantagens que a impressora digital de passagem única EFI™ Nozomi 14000 LED pode oferecer em um ambiente de produção real.
O estudo realizado na impressora de um usuário EFI Nozomi da América do Norte, que também utiliza equipamentos analógicos para impressão em papelão ondulado, detalha como a adição de uma impressora industrial inkjet de passagem única EFI Nozomi 14000 LED aumentou a capacidade analógica em 42%.
O projeto demonstra que investir em tecnologia digital acrescenta recursos e fornece mais flexibilidade, o que se deve à possibilidade de:
– Alocar tarefas para o equipamento, permitindo produção de alta qualidade com mais eficiência, de acordo com as características de cada pedido
– Aproveitar a capacidade analógica existente sem a necessidade de investir em novas impressoras flexográficas
– Maximizar a eficácia geral do equipamento (OEE) e a lucratividade geral da fábrica
– Obter um rápido retorno sobre o investimento (ROI).
A EFI realizou o estudo por meio da análise dos dados coletados de duas impressoras flexográficas da fábrica de produção de papelão ondulado, as quais, combinadas, produzem cerca de 520 milhões de metros quadrados de chapas impressas por ano.
Ao identificar tarefas que eram mais apropriadas ao processo digital e movê-las ao sistema de produção Nozomi, a empresa aumentou sua capacidade analógica em 42%, adicionou 350 milhões de metros quadrados a sua operação total e, em menos de dois anos, obterá o retorno do investimento realizado na impressora digital Nozomi.
Além disso, incluir a Nozomi permitiu que a empresa aceitasse trabalhos que não seriam lucrativos se fossem produzidos com tecnologias analógicas, incluindo a produção de caixas de comércio eletrônico impressas em frente e verso, embalagens com controle de versão para promoções e caixas totalmente personalizadas.
A EFI Nozomi 14000 LED possui 55 polegadas de largura que imprime a velocidades de até 100 metros lineares por minuto. Desenvolvida para oferecer longo tempo de operação e alta confiabilidade em ambientes de produção industrial pesada, oferece aos convertedores de embalagens de papelão ondulado a capacidade de imprimir em alta qualidade diretamente na chapa, em todos os tipos de ondulação.
A impressora promove sustentabilidade na conversão de papelão ondulado, imprimindo as quantidades exatas necessárias. Além disso, a tecnologia EFI Nozomi lidera o mercado de papelão ondulado, no que diz respeito à eficiência energética de impressão digital, de acordo com dados da organização de pesquisa de impressão Fogra. Suas impressões têm garantia de repolpabilidade e capacidade de reciclagem certificada pela Recycling, Paper and Coating Pilot Plant da Universidade de Western Michigan.
A análise e o estudo comercial realizados são reflexo da consultoria que a EFI realiza com potenciais usuários de impressoras EFI Nozomi e podem ser aplicados a qualquer operação de embalagem de papelão ondulado. Durante o processo de análise, os consultores da EFI identificam o tipo de trabalho que uma empresa de embalagens realiza e fornecem recomendações sobre como obter o máximo proveito da tecnologia EFI Nozomi.
“Os dados que coletamos dos usuários da EFI Nozomi de empresas de embalagens de papelão ondulado em todo o mundo indicam que as impressoras EFI Nozomi C18000 Plus e EFI Nozomi 14000 LED são melhor utilizadas em operações de conversão que demandam uma quantidade significativa de serviços de alta qualidade e envolvem processos complexos, como cortes planos, trabalhos de colagem e dobra e outras etapas de fabricação mais complexas”, disse Evandro Matteucci, vice-presidente e gerente geral do setor de Embalagens e Materiais de construção da EFI.
“A tecnologia de impressão digital da EFI Nozomi pode mitigar os problemas de mercado comuns que os conversores enfrentam”, acrescentou Matteucci, “ampliando a capacidade total de produção, aumentando a produtividade e fornecendo mais flexibilidade”. Todos os detalhes do estudo podem ser analisados no documento técnico disponível em: http://tinyurl.com/mtwrvtk2.