A DuPont™ Cyrel® Solutions é uma das empresas apoiadoras do Lupinha (www.lupinha.org.br), iniciativa capitaneada pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) que objetiva ajudar as marcas a ampliarem as informações para os consumidores sobre os produtos e o correto descarte das embalagens pós-consumo, a partir das próprias embalagens.
Lançado durante o Congresso ABRE de Embalagem e Consumo, o Lupinha é descrito como uma nova plataforma da cadeia de consumo, para o consumo consciente, que guia a jornada do consumidor de forma fácil e prática, oferecendo informações na palma de sua mão. E como ele funciona?
As informações que constam no QR Code impresso na embalagem, facilmente acessíveis por smartphones, são fornecidas pelos donos de marca e as orientações sobre o descarte das embalagens são elaboradas, em conjunto, com cooperativas de catadores. Desta forma, o Lupinha conecta o consumidor com as cooperativas, fortalecendo a cadeia de reciclagem e empoderando-o como parte da jornada de sustentabilidade da cadeia de consumo. A ABRE é responsável pela curadoria de todo o conteúdo.
“O Lupinha traz informações sobre o produto em si, em letras grandes e com acessibilidade, e ainda orienta o consumidor sobre o correto descarte da embalagem pós-consumo de forma a aumentar o seu valor na cadeia de reciclagem”, explica Tatiana Abib, Líder de Comunicação Global para DuPont™ Cyrel® Solutions. Numa primeira fase do projeto, a DuPont™ Cyrel® apoiará a implantação do Lupinha em 20 SKUs de marcas que utilizam as chapas de fotopolímero Cyrel® na impressão de suas embalagens em flexografia. “Vemos o Lupinha como uma excelente ferramenta para harmonizar a comunicação entre as marcas e os consumidores, engajando-os na jornada da sustentabilidade”, completa Tatiana.
O Lupinha é fruto do Observatório ABRE da Reciclagem 2021, onde foram entrevistadas 180 cooperativas, e do Hackathon ABRE 2022, que explorou formas de levar a sustentabilidade para os consumidores. Para a DuPont™ Cyrel®, o apoio a este projeto é parte do Programa ‘Cyrel® Print UP’, uma aliança estratégica da divisão Cyrel® com um grupo de empresas com especialidades complementares cuja proposta é estabelecer parâmetros que sirvam de referência para alcançar o “Estado da Arte” em flexografia. A base do Programa ‘Cyrel® Print UP’ é uma metodologia de embalagem desenvolvida pelo especialista e professor Fabio Mestriner, baseada na união de times multidisciplinares a fim de promover a integração da cadeia da impressão, sempre com o envolvimento direto do brand owner.