Em uma parceria inédita, a MD Papéis e o Grupo Boticário lançam com exclusividade o Botipaper – um papelcartão 100% reciclado, para uso exclusivo do grupo, a ser utilizado na confecção de estojos para as datas publicitárias trabalhadas pela marca. As embalagens produzidas a partir do Botipaper já serão utilizadas em parte das campanhas do Dia dos Pais e de Natal, em 2023.
Com o Botipaper, o Grupo Boticário pretende cumprir 15 compromissos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre essas metas, previstas para até 2030, estão usar 100% de material reciclado e reciclável, ou, compostável/biodegradável em 50% dos kits; utilizar 20% de embalagens reaproveitáveis, dentre outras.
O evento de lançamento do papelcartão 100% reciclado aconteceu em junho, na sede da fabricante MD Papéis, para algumas gráficas fornecedoras do Grupo Boticário.
O Botipaper é produzido a partir de aparas pré e pós-consumo, apresentando resultados positivos, como a melhoria da superfície de impressão e a redução na absorção de tinta, gerando mais economia e uma melhor maquinabilidade no processo gráfico. Com isso, além de outras melhorias, a MD Papéis e o Grupo Boticário, conseguiram obter uma embalagem não apenas sustentável, mas com uma melhor apresentação ao mercado consumidor.
Na composição, foram utilizados resíduos celulósicos dos processos de produção do Grupo Boticário, coletados nas unidades de Camaçari e São José dos Pinhais, por meio de parceria com Gerenciamento de Resíduos Industriais (GRI). Também foram aproveitadas as aparas coletadas no projeto “Preço de Fábrica”, na unidade de Camaçari, em parceria com a Greenmind, parceiros para um mundo sustentável.
O propósito da iniciativa, conforme o diretor de Operações da MD Papéis, Aldinir Nascimento, está pautado no desenvolvimento de soluções sustentáveis para embalagens, “garantindo a circularização e o reuso de matérias-primas”. Para Nascimento, apoiar a iniciativa de uma empresa tão conceituada “nos enche de orgulho e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, para garantir um mundo melhor às próximas gerações”, avalia.
A responsável pelo projeto no núcleo de Perfumaria e Datas, dentro da área de Suprimentos do Grupo Boticário, Jéssica Beal Botemberger, também concorda que a iniciativa vai muito além da criação de mais uma solução para embalagens. “Trata-se de nutrirmos as nossas relações com parceiros engajados no sucesso responsável e na preocupação com o meio em que vivemos, além do brilho nos olhos pelo que fazemos”, reforça.
Para informar o público consumidor sobre essa iniciativa inédita, as embalagens dos kits da marca, conterão um QR Code, por meio do qual as pessoas poderão conhecer as ações de respeito ao Meio Ambiente atreladas ao desenvolvimento desse novo papelcartão sustentável.