A pesquisa Trend Tracker Survey 2023, realizada pela Toluna a pedido de Two Sides junto a 10.250 pessoas em 16 países, incluindo 1.000 entrevistados no Brasil, mostra que as embalagens em papel seguem na preferência dos consumidores, em um movimento que inclusive se acentuou a partir da pandemia. Indagados sobre o material de embalagem preferido, com base em 15 atributos ambientais, visuais e físicos, os consumidores apontaram o papel como o preferido em dez deles, liderando o ranking em relação aos demais materiais: vidro (4), metal (1) e plástico (0).

As embalagens de papel, cartão e papelão lideram como as mais biodegradáveis na avaliação de 72% dos entrevistados; as melhores para o meio ambiente, para 58% dos consumidores; as mais leves (57%); mais fáceis de abrir e fechar (46%); mais práticas (41%) e mais fáceis de armazenar (35%). Já as embalagens de vidro lideram no quesito de melhor proteção, maior durabilidade e maior capacidade de reutilização; as de metal, como as mais robustas e as de papel, por sua sustentabilidade e menor custo.

Quando o foco é o meio ambiente, 51% dos consumidores acreditam que mais de 40% das embalagens de papel são recicladas, enquanto a mesma percepção ocorre com 43% dos consumidores em relação ao plástico, 44% em relação ao metal, 29% ao vidro e 24% em relação aos dispositivos eletrônicos.

“Os consumidores estão mais conscientes sobre a importância de se utilizar materiais que sejam biodegradáveis, recicláveis e que tenham menor impacto sobre o meio ambiente. E as embalagens de papel, cartão e papelão são identificadas como as melhores em termos ambientais, além de liderarem em outros quesitos, na comparação com os demais materiais”, afirma Fábio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina.

Ele ressalta que a percepção positiva sobre as embalagens melhorou em comparação à pesquisa realizada em 2021, antes da pandemia. Foi neste período, inclusive, que as compras por delivery e pelo e-commerce cresceram de forma acentuada. Nesse contexto, 64% dos pesquisados disseram preferir as embalagens de papel, cartão e papelão para as compras online, número dois pontos percentuais acima do verificado no levantamento anterior. Também aumentou o número de consumidores que declararam estar tomando atitudes para aumentar o uso dessas embalagens, que aumentou de 45% para 49% em 2023.

“Houve uma melhora ainda maior na percepção sobre as embalagens de papel, embora os consumidores ainda não tenham conhecimento da sua real taxa de reciclagem, que chega a 80%.”, observa Mortara.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Two Sides Trend Tracker foi realizada pela empresa de pesquisa Toluna em 15 países (Argentina, Brasil, Chile, África do Sul, Estados Unidos, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Noruega, Suécia e Reino Unido), e pela Nauta, no Paraguai. A pesquisa buscou entender as mudanças na percepção dos consumidores em relação à impressão, papel, embalagens de papel e produtos tissue, e verificou em detalhes os seguintes temas: • Percepções ambientais; • Hábitos de leitura; • Preferências de embalagem; • Atitudes em relação aos produtos de higiene.