A APS Eventos Corporativos promoveu em São Paulo o Encontro dos Expositores para revelar aos executivos da indústria novidades sobre suas feiras e ainda compartilhar conteúdo exclusivo sobre o mercado de impressão. Durante o evento, foi anunciado o roadmap das feiras até 2026, com muitas novidades.

Entre as revelações, está a expansão da FESPA Digital Printing 2024, que passará a ocupar 100% do Pavilhão Azul do Expo Center Norte. O crescimento está também no número de pré-cadastro de visitantes, o que demonstra a mais alta expectativa para a principal feira de impressão digital do país, que ocorrerá de 11 a 14 de março.

Rumo aos seus 20 anos de história, a ExpoPrint Latin America 2026 também revelou suas novidades. Com 80% do mapa ocupado após 15 meses de realização do evento, a ExpoPrint Latin America antecipa em praticamente 1 ano sua expansão e hoje aumenta seu espaço de exposição em 57%, ou seja, são mais de 8.000 metros adicionais. A ExpoPrint é uma realização da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica).

Jorge Maldonado, presidente da Afeigraf, reforça o que veremos na ExpoPrint Latin America 2026: “As expectativas são enormes para a feira porque tivemos muita entrada de tecnologia disruptiva e um grande avanço tecnológico em nosso setor, desde a pré-impressão até impressão e acabamento. A próxima ExpoPrint será essencial para estar por dentro do que está ocorrendo no mercado e esperamos a visita de todos os profissionais de impressão”.

Outro anúncio exclusivo foi da ConverFlexo Latin America 2026, um evento APS com parceria ABFLEXO/FTA-Brasil que terá uma área dedicada no mapa. Nesta feira, será apresentado tudo que envolve flexografia e conversão digital de papelão ondulado, embalagens flexíveis e rótulos.

Rodrigo Duarte, presidente da ABFLEXO/FTA-Brasil, destaca: “A ConverFlexo dará a oportunidade para o mercado apresentar em um evento único todas suas tecnologias e inovações. Muitos players direcionam suas ações para a feira, e os compradores aproveitam para ter acesso a tecnologias e tirarem suas dúvidas, discutindo projetos e desenvolvendo a flexografia como um todo. Entendemos que a existência da ConverFlexo é extremamente importante para o segmento e estamos com alta expectativa para a feira em 2026 para ver todos os desenvolvimentos dos últimos anos”.

Juntas, ExpoPrint & ConverFlexo consolidam a posição de maior evento de impressão e conversão das Américas, fomentando de forma singular essa indústria tão vital para a sociedade.

A relevância das feiras

O Encontro dos Expositores foi repleto de conteúdo. O consultor em Live Marketing Paulo Octavio Almeida apresentou a relevância das feiras e eventos, como se preparar da forma mais eficiente para extrair ao máximo da participação e a importância de oferecer uma real experiência aos visitantes.

Na visão de P.O., como é conhecido, a feira de negócios é “Brand Experience”, ou seja, é preciso fazer a diferença com conexões e experiências. Para isso, é essencial entender a feira como vitrine de inovação e um momento único de imersão.

É fundamental preparar a estratégia comercial para a feira e ter metas claras ao participar de um evento como esse, disseminando informação e emoção. O especialista também ressaltou que, no mundo atual, o presencial X virtual se complementam, dando a importância a eventos híbridos.

A APS Eventos Corporativos sabe disso e possui o Print Live, projeto exclusivo em que um estúdio de transmissão é montado dentro das feiras para que expositores, entidades e profissionais influentes possam fazer entrevistas e transmissões ao vivo e, assim, expandir sua participação na feira para todo o mundo.

O que vamos imprimir hoje?

Alexandre Keese, diretor executivo da APS, mostrou as novidades de todas as feiras e compartilhou dados relevantes sobre a indústria. O executivo destacou como a impressão se encaixa na evolução tecnológica e está totalmente inserida no mundo digital, passando de artes gráficas para comunicação gráfica.

Keese destacou também os resultados do FESPA Print Census 2023, maior pesquisa do segmento de impressão digital promovida pela FESPA e InfoTrends. O Brasil foi o país com mais participantes no levantamento.

Entre as principais descobertas da pesquisa deste ano, estão:

  1. Fornecedores de serviços de impressão cresceram suas receitas;
  2. Investimentos em impressão digital crescem para atender novos mercados e reduzir custos;
  3. Busca e investimento em soluções amigas do meio ambiente e práticas sustentáveis;
  4. Demanda dos clientes: velocidade, personalização, mais versões e tiragens menores;
  5. Otimismo no crescimento do mercado e na evolução de seus negócios.

Todos os participantes do nosso Encontro receberam, em primeira mão, o Sumário Executivo do FESPA Print Census 2023 com as principais descobertas da pesquisa. A noite terminou com um coquetel oferecido aos convidados.

Alexandre Keese, diretor executivo da APS Eventos Corporativos, destacou: “Hoje foi um dia extremamente especial para todos nós da APS. Apresentamos o plano de expansão da FESPA Digital Printing, da ExpoPrint Latin America e anunciamos a ConverFlexo Latin America. Nossas plataformas possuem o engajamento perfeito com a indústria, gerando receita, lucratividade, relacionamento com o cliente e alcance de novos leads. Estamos felizes em poder mostrar que nosso mercado tem muito a crescer”.

Conteúdo de qualidade foi destaque

Os executivos e influenciadores que participaram do evento conseguiram absorver um conteúdo de qualidade e saber de relevantes dados em primeira mão. Eraldo da Silva, CEO da Vision Graphics, relata: “Tivemos um ótimo networking com empresas de diversas localidades, apresentando projetos para 2024 e 2026, com novidades do que vão ocorrer na feira, não só falando de novas tecnologias como aumento do público, então foi uma grande oportunidade de se conectar com o mercado”.

Francisco Ricardo, gerente comercial nacional da Blips, concorda: “Esse evento para nós teve uma relevância muito grande pois nos trouxe muitos indicadores por conta das novas tendências, além de muitos insights para saber como nos posicionar no mercado, além do networking, conhecendo novos amigos e fazendo parcerias. Foi muito enriquecedor”.

Para Antonio Augusto Escobar, diretor da Digital Sign Mídia: “É muito importante participar de eventos como esse pela qualidade das informações, recebemos números importantes do FESPA Print Census, e o mercado precisa participar cada vez mais para ver de perto todas as novidades para levar o produto exato para cada participante da feira”.

Luana Dias, empresária e idealizadora do projeto Dona de Gráfica, ressalta: “Foi um evento extremamente válido para trocas, para conhecer novas pessoas. E o aprendizado é uma trilha contínua, quanto mais aprendemos, mais buscamos conhecimento. Vimos aqui o futuro da impressão e as mudanças no segmento de impressão. E participar de eventos como esse e das feiras é sempre muito importante para seguir acompanhando as tendências e as inovações”.