A Papirus, uma das principais fabricantes de papel cartão do País, fechou parceria com o Grupo Viveo, para que as embalagens das marcas Cremer, Bellacotton e Topz, sejam produzidas com o papelcartão Vitacycle®, cuja composição conta com 40% de aparas pós-consumo. Além do uso de um papelcartão mais sustentável, a Viveo poderá atestar todo o processo de produção das embalagens por meio do programa Papirus Circular, que rastreia a origem da matéria-prima utilizada na fabricação do papelcartão e certifica o processo em termos de sustentabilidade, gerando também créditos de reciclagem para essas marcas.
“Esta parceria é mais um passo importante em nossa jornada para impulsionar a sustentabilidade junto aos fabricantes de produtos de consumo”, afirma Amando Varella, co-CEO e diretor Comercial e de Marketing da Papirus. Ele destaca que o fornecimento do papelcartão Vitacycle® para a produção de embalagens permitirá ao Grupo Viveo atestar a sustentabilidade de todo o processo de fabricação das caixas.
O projeto envolve também a Gráfica Edelmann, responsável pela produção das embalagens, e a cleantech Polen – parceira da Papirus, que gera os créditos de reciclagem. A Polen é responsável por rastrear 100% das notas fiscais de entrada de material pós-consumo, e disponibiliza todo o histórico da embalagem na landing page do projeto – cujos dados são atualizados conforme a produção das embalagens –, comprovando a origem dos resíduos que foram reciclados e transformados em matéria-prima, e que passam a compor as embalagens do Grupo Viveo.
Em apenas 11 meses (de janeiro a novembro), desde o início do projeto, foram utilizadas mais de 197 toneladas de aparas pós-consumo, para produzir o Cartão Vitacycle que foi utilizado na fabricação das embalagens, em um volume suficiente para acondicionar 74.322.338 unidades.
Para se ter uma ideia do impacto real neste processo, foi evitada a emissão de 119 toneladas de CO2 equivalente, o que podemos comparar a aproximadamente 1.400 viagens de avião entre RJ e SP ou ao funcionamento ininterrupto, por um ano, de 670 geladeiras.
“A Viveo tem um papel de construir o futuro da saúde. Isso significa ter uma companhia sempre em evolução, trazendo inovações e ações que definirão o cuidar das pessoas no amanhã. Por isso, nosso cuidado vai além e a sustentabilidade tem uma relevância ainda maior para nós e para nossos stakeholders”, afirma Cíntia Drehmer, diretora de Sustentabilidade e Recursos Humanos da Viveo.
O sistema de crédito de reciclagem do programa Papirus Circular é um conceito inovador que dá o aval de sustentabilidade às embalagens e atende o que as grandes marcas e os consumidores requerem hoje. A Papirus é hoje a única do setor de papelcartão preparada para atestar a sustentabilidade do produto e, inclusive, o índice de material reciclado utilizado na fabricação da linha Vita.
Para isso, conta com equipamentos, processos de controle, auditoria da reciclagem e certificações, que atestam a porcentagem de aparas utilizadas em cada produto e a sustentabilidade do processo no manejo florestal. Como empresa preocupada com o impacto de suas ações no meio ambiente e na sociedade, a Papirus coloca, em primeiro plano, a circularidade do seu processo de produção.