A drupa 2024 está chegando. A maior feira da indústria de impressão acontece na Alemanha e vai reunir de 28 de maio a 7 de junho uma série de lançamentos em equipamentos e softwares, apontando o futuro do setor.
A Inforflexo Digital fará uma cobertura completa da feira, antes, durante e depois do evento. Para entender mais sobre as expectativas, conversamos de forma exclusiva com Sabine Geldermann, Director drupa, Portfolio Print Technologies, que nos contou mais sobre os preparativos para o maior momento da impressão.
Quais são as expectativas para a drupa 2024?
A drupa atualmente ocupa 18 pavilhões, o que equivale a todo o recinto da feira de Düsseldorf. Atualmente, mais de 1.400 expositores de 50 nações se registraram. O retorno da feira após um hiato de oito anos aumenta a antecipação e empolgação da comunidade global em relação à drupa 2024. A indústria aguarda ansiosamente tecnologias inovadoras e lançamentos de produtos, tornando a drupa o evento mais importante do ano para a indústria global de impressão e embalagem. Ao longo de onze dias, ela moldará a indústria apresentando tendências e inovações emergentes, incluindo aquelas que serão lançadas nos próximos anos. Meg тенденции, como sustentabilidade, economia circular, digitalização contínua, automação, IA, robótica e muito mais, desempenharão um papel fundamental em nossas conferências e nos palcos de nossos expositores. Tecnologias de impressão digital, soluções de embalagem e acabamento digital e novos materiais também terão destaque.
Quais são as principais tendências em impressão que devemos ver na drupa?
O foco da drupa 2024 será na automação de processos tradicionais, impressão digital – especialmente tecnologia a jato de tinta – e embalagens de papelão, de acordo com os princípios da Indústria 4.0. O tema principal será “impressão sustentável”. As aplicações a jato de tinta têm potencial significativo e prometem uma grande mudança na produção de embalagens, incluindo onduladas, caixas dobráveis, etiquetas e embalagens flexíveis. Apesar do declínio no volume de impressão, há um aumento perceptível na impressão com valor agregado e melhorias decorativas. A digitalização dos processos de embalagem de papelão não apenas melhora a eficiência, mas também atende aos padrões de qualidade exigidos pelos proprietários de marcas.
Regulamentos e restrições governamentais com relação à produção de impressão e embalagem sustentáveis também desempenharão um papel importante e, embora isso possa variar de país para país e por continente, impactará fortemente nossa vida diária e negócios.
Como o Brasil deve participar da feira (público e expositores)?
O que torna a drupa tão única não é apenas os expositores internacionais de alto calibre, mas também o amplo programa de apoio. Assim, a drupa não é apenas um local para negócios e networking, mas também para transferência de conhecimento. Cinco Fóruns Especiais transformarão a feira em um ponto de encontro para novas tecnologias, aplicações e ideias. O cubo drupa, drupa next age (dna) e touchpoint embalagem, têxtil e sustentabilidade abordam megatendências globais, tecnologias futuras com potencial de crescimento e melhores práticas cobrindo um espectro abrangente de temas.
Também oferecemos visitas guiadas especiais sobre nove tópicos específicos para nossos visitantes, que podem ser reservadas além do ingresso. Durante os passeios de aproximadamente duas horas pela feira, os expositores mostrarão produtos inovadores e soluções de negócios ideais.
Haverá inúmeras oportunidades de networking organizadas por nós para expositores, visitantes, mídia e parceiros associados. Nosso drupa daily (como versão impressa e digital) compartilhará informações valiosas e os participantes devem visitar o site da drupa regularmente para obter as últimas atualizações. A drupa oferece todos os tipos de ferramentas e serviços antes e durante a visita. Todos projetados para ajudar a aproveitar ao máximo a experiência drupa. Recomendo, por exemplo, baixar o aplicativo drupa, marcar reuniões com expositores com antecedência usando nossa ferramenta de matchmaking ou pesquisar expositores e produtos específicos na planta interativa.
Fora do centro de exposições, muitos hotéis, restaurantes, varejistas e muito mais de Düsseldorf participarão da campanha “cidade drupa”, oferecendo ofertas especiais aos nossos visitantes e expositores. Para aqueles que desejam explorar a cidade de Düsseldorf após a feira, recomendamos o “DüsseldorfCard” com descontos de até 100% em cerca de 70 ofertas, como visitas guiadas pela cidade, museus e souvenirs.
Qual a importância do mercado latino-americano de impressão para a drupa?
A América Latina é um mercado empolgante e em crescimento para a indústria de impressão e embalagem – e, claro, importante para a drupa. Essa também foi uma das razões pelas quais organizamos as Cúpulas da Indústria de Promoção de Impressão na Colômbia, Brasil e México junto com a VDMA (Associação Alemã da Indústria de Engenharia Mecânica) como parte da drupa World Tour. Tivemos excelentes eventos com uma média de 200 visitantes e pudemos sentir a antecipação pela drupa crescendo de todos os lados. A América Latina também é um importante público-alvo para visitantes da drupa: Tivemos cerca de 13.500 visitas da América Latina na drupa 2016 – um terço delas do Brasil – e esperamos que muitos visitantes desta região venham a Düsseldorf novamente em 2024. Depois de conversar com tantos profissionais da indústria gráfica em nossa drupa world tour, estamos muito otimistas em relação ao futuro. As descobertas do 9º Relatório de Tendências Globais da drupa também confirmam essa perspectiva positiva. A Covid trouxe consigo uma queda no investimento, mas de acordo com o relatório, esse declínio agora está se revertendo e tanto as impressoras quanto os fornecedores planejam aumentar o investimento em 2024. E se a empolgação na preparação para a drupa é alguma indicação, estamos ansiosos por um ano de sucesso para a indústria.
Como a drupa está se posicionando para abordar questões de sustentabilidade?
Junto com a digitalização, a sustentabilidade caracterizará a agenda da drupa. Com temas como Economia Circular, Eficiência Energética e Conservação de Recursos, tornou-se um fator crucial para a indústria como um todo. Nesse contexto dinâmico, os expositores apresentam seus novos produtos e inovações a um público internacional composto por indústrias de impressão e embalagem, agências, comércio, mídia e pesquisa. A drupa mostrará esses novos modelos de negócios e melhores práticas em palcos, fóruns e pontos de contato dedicados, concentrando-se em palestras excepcionais exatamente sobre este importante tópico. O mesmo acontecerá do lado dos expositores, em suas coletivas de imprensa, demonstrações ao vivo e performances inspiradoras.
De particular destaque aqui está o fórum especial touchpoint sustainability no pavilhão 14, que apresentará uma multitude de exemplos de melhores práticas e soluções inovadoras pelas partes interessadas mais importantes para aumentar a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor agregado da indústria.
Sob o lema “refletir, repensar – reutilizar”, a Messe Düsseldorf também se esforça para agir da forma mais consciente possível em relação ao meio ambiente e também incentiva todos os expositores a se juntarem a esta iniciativa. Quando muitas pessoas se reúnem, muitos recursos são consumidos. É por isso também que agir de forma sustentável está se tornando um foco crescente em nossos grandes eventos, como a drupa. Portanto, um objetivo é envolver a sustentabilidade já na fase de planejamento e identificar – e usar – oportunidades de melhoria. Com consequências positivas: custos minimizados, despesas reduzidas e menor pegada de carbono corporativa. Fazemos o nosso melhor para agir de forma sustentável: com nosso sistema estratégico de gestão de energia e a otimização contínua compatível com o clima do nosso recinto e pavilhões de exposições. Você sabia que nossas instalações funcionam com energia verde?
Quais serão os principais fóruns que serão apresentados na drupa?
Em tempos de mudanças contínuas, processos disruptivos e os novos modelos de negócios resultantes, os cinco Fóruns Especiais da drupa fornecem orientação importante e são indispensáveis para o setor:
drupa cube: oferece um programa de conferências pioneiro em mais de 50 sessões e apresenta os últimos desenvolvimentos na indústria de impressão e embalagem. É o ponto de encontro para tendências e visões inovadoras e oferecerá inspiração e expertise.
touchpoint sustainability: concentra-se no papel da indústria de impressão e papel na transformação sustentável e fornece uma visão geral dos desenvolvimentos atuais, de médio e longo prazo.
touchpoint packaging: foca em soluções de embalagem visionárias e inteligentes e reúne proprietários de marcas com designers, prestadores de serviços de impressão e convertedores.
touchpoint textile: apresenta a estreia mundial de uma Microfábrica Têxtil Digital. Ele mostrará uma cadeia de processos totalmente em rede e integrada, desde a simulação digital, design, animação e renderização virtual até a produção.
Para muitas empresas jovens, não é fácil fazer os contatos certos e estabelecer suas soluções inovadoras e promissoras no mercado. A drupa criou uma plataforma especial para este público-alvo: drupa next age (dna). Aqui, novatos, jovens talentos, startups e empresas consolidadas podem fazer networking em pé de igualdade, encontrar parceiros de cooperação adequados e trocar ideias inovadoras de negócios.