A Irani tem mais de 70% seus clientes atuando no segmento de alimentos – e boa parte dessa produção tem como destino outros países. Apoiar clientes em suas exportações muitas vezes exige a produção de uma embalagem customizada, seja pela logística de transporte, tipo de produto e ou destino.
A criação desses itens de forma customizada vem inserindo as embalagens da Irani em distinções nacionais, como a do Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira. Neste ano, por exemplo, a companhia também participou na categoria exportação, com uma caixa para transporte de açaí congelado, ficando entre os finalistas da categoria. A pedido da De Marchi, a embalagem para a marca Simply Nature foi solicitada em formato display, ou seja, uma embalagem que é mais do que apenas um recipiente para o transporte, expondo o produto no ponto de venda.
Diante disso, a proposta criada foi uma embalagem estruturalmente segura e resistente para acomodar o produto congelado adaptada com abertura nas laterais para 8 potes de açaí e que ocupasse 100% dos paletes para exportação – ajudando, assim, na otimização do custo logístico.
“A embalagem solucionou às necessidades do cliente e se tornou um diferencial competitivo ao contar com uma aplicação de barreira com função hidrorrepelente (substância que repele a água). Assim, conseguimos garantir a acomodação do produto congelado com desempenho e resistência no empilhamento, atendendo ao conceito Shelf Ready Packaging, onde é transportado direto para o ponto de venda (geladeira vertical) nos destinos de exportação”, explica Lindomar Lima de Souza, diretor de Negócio Embalagem.
Outro item que ganhou destaque no mercado foi o desenvolvimento de uma embalagem para uma grande marca brasileira de panetones que buscava ampliar as vendas internacionais de seus produtos. O desafio era transportar seis unidades de 908g (total equivalente a 6kg) em uma única embalagem estruturalmente segura e resistente, com otimização de paletização, transporte adequado e com conceito e design que contempla a apresentação dos produtos ao consumidor final e a interação com os clientes.
Ao projetar embalagens para exportações, em especial, pelo custo do transporte e melhor ocupação de contêineres, é necessário ainda mais cuidado com as dimensões para ocupação de todo o espaço possível. No caso do projeto para a Panduratta e seu cliente, a companhia conseguiu alcançar 95% da ocupação máxima, explica o diretor de Negócio Embalagem da Irani.
Customizando a produção de diferentes formas a partir de demandas tão específicas, a companhia atua com um modelo de negócio em que o “Foco do Cliente” é o que garante o atendimento de suas necessidades, acrescenta o executivo.
“Isso significa olhar para o mesmo cenário das empresas com quem trabalhamos e buscar a antecipação de suas necessidades. Assim, com apoio direto de nossos especialistas em embalagens e equipes de Pesquisa e Desenvolvimento, essa criação é feita lado a lado com o cliente, até chegarmos à melhor solução para cada negócio, de forma personalizada”, ressalta o diretor de Negócio Embalagem.