O Esko Phoenix, premiado software de pré-produção com tecnologia de IA para embalagens e etiquetas, agora está disponível para convertedores de etiquetas rolo a rolo dos setores de impressão flexográfica, offset e digital.

O Phoenix reduz o desperdício fornecendo aproveitamento e imposição com IA para impressões alimentadas por folhas e rolos em aplicações de flexografia e offset. “O Phoenix é um software avançado que otimiza a montagem de trabalhos e materiais”, disse James Mason, Gerente Geral de Otimização e Planejamento de Impressão da Esko. “Após o sucesso da nossa exposição na drupa deste ano, estamos muito contentes que a última versão do software da Esko agora inclui uma ferramenta avançada de planejamento e estimação para aplicações de embalagens comuns e flexíveis, grandes formatos e impressões comerciais.

“Com o Phoenix, nosso objetivo é capacitar os clientes, simplificar os fluxos de trabalho de impressão, otimizar recursos e fornecer uma solução de produção de alta qualidade e econômica”, acrescentou James. “Ele introduz um método inovador para processos de planejamento e imposição, considerando as possibilidades realistas de equipamentos de impressão e acabamento no chão de fábrica. Isso permite que os usuários façam planejamentos de combinação com mais rapidez e eficiência, minimizando as trocas de impressora e o tempo de configuração”.

“O Phoenix permite que os usuários automatizem totalmente seus processos de planejamento e estimação inicial, substituindo etapas manuais que antes demoravam mais e eram mais propensas a erros”, disse ele.

Com algoritmos inteligentes de montagem, estimação e planejamento de trabalhos, o Phoenix é o primeiro e único software de pré-produção com IA do mercado para clientes dos setores de embalagens, rótulos, comercial e grandes formatos. Com o Phoenix, a Esko foi a vencedora da categoria de tecnologias digitais e de impressão na edição de 2023 do Packaging Innovation Awards.

“Com o clicar de um botão, o Phoenix faz a estimação da produção, analisa o projeto utilizando IA e define os equipamentos necessários para cada trabalho, além de calcular a maneira mais eficiente de produzir quantidades específicas considerando fatores como número de etiquetas por bobina, disponibilidade de equipamentos, comparação de substratos com largura multibobinas, tintas e folhas. É possível até mesmo especificar a possibilidade de uso de emendas de bobinas e, em caso afirmativo, quantas podem ser usadas.

“Além disso, usando campos personalizados, conseguimos garantir que a direção da rebobinagem, o tamanho do núcleo ou quaisquer outras especificações técnicas sejam usadas para identificação e combinação corretas dos candidatos a agrupamento de faixas”, disse James. “Após o sucesso da fase de pré-lançamento e da nossa exposição global na drupa deste ano, estamos muito empolgados por disponibilizar esse sistema de planejamento inteligente com a funcionalidade específica de “roll-to-roll” para todos os clientes como parte do pacote de softwares da Esko”.

O Esko Phoenix agora consegue criar “modelos repetitivos” dinamicamente, simplificando e tornando esse processo menos dependente de habilidades técnicas específicas e facilitando sua integração com várias etapas do fluxo de trabalho. Essas soluções padronizadas são organizadas de maneira a cobrir eficientemente toda a área disponível do rolo, tanto na largura quanto no comprimento, através da repetição contínua do mesmo modelo.

“Através da distribuição inteligente, uma interface de usuário intuitiva com elementos de arrastar e soltar e integração pronta para uso por meio da API REST como parte de um sistema criado especificamente por e para profissionais do setor de embalagens, a inteligência artificial do Phoenix identifica combinações específicas que dificilmente seriam percebidas pelos seres humanos, levando a resultados que permitem reduzir os custos gerais,”, disse James.