Os compromissos com práticas ESG (ambiental, social e governança) da Canguru Embalagens foram expostos aos participantes do IV Simpósio de Materiais e Sustentabilidade em uma palestra nesta quarta-feira (13).
A apresentação conduzida pelo especialista em Marketing Taylor Lompa enalteceu as certificações obtidas e outras iniciativas, como o projeto Greenow, lançado há dois anos como sua principal ação de comunicação e marketing sustentável. O simpósio, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais ocorre no CRIO – Centro de Inovação de Criciúma.
Em 2024, o Greenow contabilizou a substituição de mais de 900 quilos de embalagens não recicláveis por embalagens 100% recicláveis. Esse resultado integra os esforços da empresa para reduzir o impacto ambiental, promovendo a transição para embalagens sustentáveis e fomentando a economia circular.
Lompa também detalhou na palestra o ciclo do plástico, que percorre desde a matéria-prima até o reaproveitamento final, passando por todas as etapas da cadeia produtiva, incluindo a reciclagem e seus desdobramentos, que possibilitam a criação de novos mercados e produtos.
Ele destacou ainda o compromisso da Canguru com a política de “aterro zero”, na qual todos os resíduos da produção de embalagens e dos setores de apoio são reaproveitados ou descartados corretamente por meio de parceiros, evitando o envio para aterros sanitários.
“A mudança demanda uma forte conscientização geral da sociedade para entender como ajudar todos os elos da cadeia do plástico, sobretudo a reciclagem, para assim podermos construir um mundo mais sustentável. O plástico cumpre um papel fundamental na vida das pessoas. O que precisamos é cuidar melhor da educação sobre o descarte correto e incentivar a reciclagem, enaltecendo os benefícios da economia circular”, ressaltou Lompa.
Além das iniciativas ambientais, o Comitê de Ética e Inclusão da Canguru Embalagens promove ações para a inclusão de PCDs e colaboradores estrangeiros, com cursos de Libras e treinamentos em inglês, buscando melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e incentivar a diversidade, destacou o palestrante. “Ao todo, temos 17 ações voltadas ao ESG e tivemos expansões recentes nessas políticas, como a compra de energia de fontes renováveis, reforçando o compromisso com a responsabilidade ambiental e social”, afirmou.