A Irani produziu o papel que embala a primeira trufa do mercado acondicionada exclusivamente nesse tipo de material. O chocolate é produzido por uma marca brasileira que tem a sustentabilidade como um dos principais pilares de negócio.
A embalagem é desenvolvida pela Cromus – cliente e parceira da Irani –, e é fabricada com papel kraft monolúcido branco fornecido e finalizado com uma faixa de folha de alumínio.
Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a marca de chocolates busca constantemente formas de tornar a sua produção mais sustentável. Para isso, a embalagem destinada ao acondicionamento dos bombons passou por quase dois anos de estudos e pesquisas até chegar na versão final. Foram feitos testes com cerca de 19 bobinas de diferentes tipos de papel, vernizes e faixas de alumínio até encontrar uma opção que não absorvesse a gordura vegetal do produto e que não rasgasse durante a abertura.
“Essa foi uma ação importante pois reforçou a característica de inovação da Cromus e permitiu que pudéssemos atender ao nosso cliente com um produto seguro e com as características técnicas importantes para o seu posicionamento”, comenta o gerente de Marketing da Cromus, Guilherme Aguila.
A parceria entre as empresas foi essencial para garantir o resultado esperado. Por possuir em seu portfólio um papel feito com fibra longa, que favorece o processo de torção da embalagem, a Irani pôde contribuir no projeto com a sua inovação mercadológica. As fibras longas favorecem o processo de torção da embalagem e a superfície monolúcida apta a receber a impressão ajuda na parte estética, fazendo jus ao produto premium a qual se destina.
“É muito gratificante trabalhar ao lado de empresas que, assim como nós, também buscam a sustentabilidade em todas as esferas do negócio. Projetos como esse geram um impacto muito positivo na sociedade e no meio ambiente, e é ótimo poder colaborar com a nossa tecnologia e inovação para tornar esse produto pioneiro em algo concreto e possível”, diz o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Alves de Oliveira.