Na próxima segunda-feira, 21/04, terá início a 4ª edição do Projeto #CirculeUmLivro, uma realização da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) em parceria com a Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica).
A campanha renova seu objetivo de fomentar o acesso ao conhecimento e incentivar o hábito da leitura, ao mesmo tempo em que reforça a sustentabilidade do papel e a importância do reaproveitamento de recursos. A iniciativa estabelece a conexão entre cultura e sustentabilidade, mostrando que o papel é renovável, biodegradável e reciclável — produzido a partir de árvores cultivadas para esse fim, em áreas anteriormente degradadas e com manejo adequado.
Mais de 10 mil livros foram arrecadados durante o período da campanha e serão disponibilizados em pontos de troca em várias cidades do estado de São Paulo e do Espírito Santo, além do Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Curitiba (PR), que serão palco de uma mobilização em prol da leitura e da economia circular, com troca de livros e programação cultural gratuita para todas as idades até o dia 29 de abril, quando a ação será encerrada.
O principal destaque ficará para a comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, com ações especiais nos dias 23, 25 e 27 de abril.
No dia 23, o escritor Vitor Martins, autor de best-sellers como Mais ou menos 9 horas (ed. Alt), Um milhão de finais felizes (ed. Alt) e Quinze dias (ed. Alt), participará de uma sessão de autógrafos na estação Tatuapé do Metrô de São Paulo.
Já no dia 25 de abril, o ex-jogador de futebol e bicampeão mundial Cafu e a escritora Mariah Morais estarão na FIESP para autografar os livros A Saga Cafu (ed. Principis) e Depois do depois (ed. Trend), ambos de autoria de Mariah. Cafu e Mariah estarão autografando os exemplares em frente ao prédio da FIESP, na Av. Paulista, 1313, em São Paulo, das 12h às 15h.
No domingo, 27/04, também em frente ao prédio da FIESP, das 12h às 14h, haverá apresentação com contação de histórias e música da escritora, professora e atriz Alcidéa Miguel, que é autora dos livros infantis Crespinhos na Escola, Dáfiny, a Barata Voadora e Essa Tal Diferença (todos pela Scortecci Editora).
“A leitura é um poderoso instrumento de transformação. Democratizar o acesso aos livros e estimular a troca de conhecimento são iniciativas fundamentais para um país que precisa crescer e distribuir melhor a sua renda. Além disso, o papel, que carrega tantas histórias, tem sua origem em árvores cultivadas para esse fim; é um material sustentável, fruto de uma cadeia produtiva que respeita o meio ambiente e cuida das pessoas”, destaca Paulo Hartung, presidente da Ibá.
Para João Scortecci, presidente da Abigraf Regional São Paulo, a campanha reforça a importância da valorização do livro impresso:
“O livro físico continua sendo um objeto essencial na formação de leitores, na preservação do conhecimento e na experiência sensorial da leitura. Com o #CirculeUmLivro, incentivamos a circulação dessas obras e promovemos a consciência de que o papel é um material renovável e sustentável, que pode ser reaproveitado inúmeras vezes”, afirma.
A programação completa do projeto #CirculeUmLivro está disponível em: iba.org/circuleumlivro