Entre as várias soluções de pré-impressão que a Esko apresenta na ExpoPrint Latin America 2018, que acontece em paralelo à ConverExpo Latin America 2018, está a gravadora de chapas flexográficas CDI 4835, ideal para chapas grandes. Conhecido como CDI Spark 4835, o equipamento grava chapas flexográficas digitais de até 1.200 x 900 mm (48” x 35”). O dispositivo de gravação de clichês suporta volumes pequenos e médios, encontrados em clicherias e convertedores de etiquetas e de papel cartão.

Em um painel eletrônico, estrategicamente posicionado no estande, a Esko demonstrará a linha CDI, inclusive a inovadora Crystal XPS que é parte de um sistema automático completo de gravação de chapas. “Uma unidade de exposição de LED UV, digitalmente controlada, permite exposições frontais e posteriores, praticamente simultâneas; o sistema é compatível com todas as chapas flexográficas”, explica Marcos Cardinale, Gerente de Marketing da Esko na América Latina.

A nova e exclusiva Crystal XPS é controlada digitalmente e é compatível com todas as chapas fotopoliméricas. As chapas são colocadas na superfície de vidro, onde as exposições principal e posterior, acontecem simultânea e precisamente, graças a uma tecnologia patenteada de luz LED UV. O operador não tem que fazer mais nada: a fonte de luz garante a consistência da imagem combinada com pontos perfeitamente formados. Como resultado, estas chapas garantem uma melhor qualidade à impressão.

Um dos principais fatores para garantir a estabilidade da chapa é a exposição UV. Os UV LEDs não precisam aquecer e emitem uma radiação constante. Também foi provado que o tempo mais curto (dwell) entre a exposição principal e a posterior, garante melhores detalhes — como pontos, linhas e textos. A XPS completa estas exposições simultaneamente, oferecendo pontos de alta qualidade e elementos mais refinados. Além disso, apenas quando esta diferença de tempo é fixada, estes elementos repetem o mesmo padrão de qualidade – para cada tipo de chapa flexo digital produzida no período. A XPS faz isso mesmo sendo o sistema de exposição mais simples; não é mais necessário medir ou ajustar mesmo com as mudanças de saída UV.

Ao unir o XPS com a CDI, o processo de produção de chapas flexo é automatizado e simplificado. A solução combinada CDI Crystal XPS reduz os cinco passos do processo tradicional de produção de chapas para apenas um. O dispositivo para produção da chapa se integra com toda a pré-impressão, incluindo o Device Manager, para controlar perfeitamente a saída das chapas. As unidades de imagem e exposição também se conectam ao processador de chapas. Assim, a produção das chapas torna-se mais fácil e controlada, com alta qualidade e consistência de saída.

A integração das máquinas de corte com as gravadoras de chapa é garantida pelo sistema DFS (Digital Flexo Suite), já consolidado para a produção de rótulos e embalagens flexíveis.