O segmento de embalagens transformou-se, dentro do diversificado mercado gráfico, o foco das atenções. A queda das tiragens e a transição da mídia impressa para a digital em alguns nichos estão transformando o segmento de embalagens a bola da vez nos investimentos gráficos. E, claro, para atuar com qualidade nesse segmento é necessário entender suas especificidades e demandas.

Particularmente, quando falamos em embalagem, estamos falando de um alto grau de exigência de qualidade, e essa qualidade passa não somente pelo layout e design, como também pela qualidade e fidelidade das cores. Design e apelo visual; essa é a base do marketing quando o assunto é conquistar os olhares dos clientes nas gôndolas.

Mas por que, nesse contexto, a cor se torna tão fundamental?

Primeiro, porque, como já dito, a embalagem possui, mais do que qualquer produto, um apelo de vendas fortíssimo; ela vende, literalmente, o produto nela contido. Segundo porque uma embalagem de design inteligente e eficaz destaca a marca do fabricante, e, por sua vez, essa marca leva uma cor que, por conseguinte, faz parte primordial da identidade corporativa.

Já imaginaram o rótulo ou engradado de Coca-cola com variação de seu famoso vermelho? Ou as cores das embalagens dos lanches do McDonald’s ou das fabricantes de alimentos congelados sofrendo variações gritantes, cada qual num tom? Ou, ainda, uma embalagem de esmalte cujo tom de vinho destoe da cor do produto aplicado à unha?

Isso seria, nada mais, nada menos, do que uma afronta à tradição e ao patrimônio de uma marca com muitos anos de atuação no mercado.

Não é à toa que o gerenciamento de cores (e sua aplicação na impressão) é um dos quesitos mais valorizados pelos fabricantes no momento de escolher seus fornecedores de serviços gráficos. E também não é por um acaso que os grandes players gráficos do segmento de embalagens vêm investindo intensamente em soluções profissionais de gerenciamento de cores, e, doutro lado, os fabricantes estão dedicando esforços consideráveis em pesquisas e desenvolvimento para a criação de soluções específicas para gerenciamento de cores que leve em conta as características do mercado de embalagens, tais como mídias, tipos de tinta e processos de impressão.