A Kromia está na ConverExpo para mostrar ao vivo a impressão flexográfica em banda média e estreita. A feira ocorre de 20 a 24 de março, em São Paulo, e traz uma imensidão de ferramentas no segmento de embalagens e rótulos para que o conversor tenha em suas mãos tudo o que necessita para aprimorar os processos de sua empresa.
As expectativas da Kromia para o evento são altas, especialmente por conta da reação positiva da indústria convertedora, que vem investindo em equipamentos flexográficos híbridos. De acordo com Rafael Borges Especialista em sistemas flexográficos e parte do Departamento Técnico da Kromia Label Press, “Sem adiantar números, a aposta da Kromia é de um crescimento na geração de negócios significativamente maior dos fechados no ano de 2017, embora nesse período, o momento ainda era de muitas instabilidades para os convertedores, devido a resquícios dos fortes impactos da crise de 2015/2106 na indústria gráfica. O convertedor está entendendo que o caminho é este; o da tecnologia integrada e equipamentos híbridos de alta performance. Nossa expectativa é promover estas soluções tecnológicas e integrar nossos clientes, com soluções de conversão, amplificando desta forma, sua capacidade produtiva”.
Na ConverExpo, a Kromia apresenta sua mais recente tecnologia híbrida para o segmento de banda média e estreita, a ICE SMART. Rafael Borges detalha o equipamento: “Projetada para interagir de forma dinâmica, atendendo aos padrões de qualidade de impressão, produtividade, flexibilidade e inovação, é considerada a melhor opção em sistemas híbridos de impressão flexo-modular. Ela é uma impressora flexográfica que pode ser configurada para trabalhos como, por exemplo, etiquetas autoadesivas, materiais fílmicos adesivados ou não, garantindo uma qualidade superior e repetibilidade de impressão”.
A ICE SMART possui um avançado sistema de armazenamento de presets de máquina (ajustes do setup memorizados no equipamento), controles operacionais por IHM (interface homem máquina), bem como o sistema refrigerado para a gestão e controle de temperatura nas unidades de cura UV, itens que fizeram com que a impressora ultrapassasse fatores desafiadores na impressão de materiais fílmicos como PVC termoencolhível, usado na produção de rótulo sleeve.
O mercado de embalagens e rótulos
A participação da Kromia Label Press na ConverExpo vem também apoiada por um aumento na produção de embalagens e rótulos, como explica Rafael Borges: “A crescente demanda por alimentos embalados impulsionou o desenvolvimento de embalagens impressas em materiais fílmicos no Brasil pelo seu apelo sustentável, substituindo definitivamente outros suportes de impressão outrora dominantes”. O especialista da Kromia explica que rótulos termoencolhíveis são feitos de materiais poliméricos que se encolhem quando sua superfície é exposta ao calor. A possibilidade da utilização do espaço em 360º, impressas em torno de todo o recipiente do produto, torna-se uma grande atratividade para a divulgação da marca do cliente final. O mercado global de rótulos termoencolhíveis, segue Rafael Borges, “é marcado por uma concorrência intensa, devido à crescente presença de ambos os convertedores, as grandes e pequenas empresas. Atualmente, o segmento de impressão em filmes PVC domina o mercado global (e não é diferente no Brasil) em termos de valor, e deverá manter-se o segmento dominante no mercado nos próximos anos”, finaliza.