O setor de embalagens está crescendo, com taxa de crescimento anual prevista de 1,7% até 2027. Novas regulamentações estão impulsionando mudanças e inovações rápidas. Em 9 e 10 de março, cerca de 120 pessoas de 18 países participaram do evento Shaping the Future with Packaging para discutir por que a inovação é necessária e como as empresas da cadeia de suprimentos estão fazendo sua parte.

Shaping the Future with Packaging foi organizado pela Intergraf, federação europeia para a indústria gráfica, e FTA Europe, associação europeia que representa o setor de flexografia. Foi apoiado pela empresa de pesquisa de mercado Smithers.

Moderado por Joanna Stephenson, fundadora e diretora da PHD Marketing, Shaping the Future with Packaging reuniu líderes da indústria de embalagens da Europa para dois dias de aprendizado e colaboração. Ficou claro: focar na sustentabilidade não é mais opcional, é obrigatório. Todos os palestrantes observaram que a cadeia de suprimentos de embalagens tem um papel fundamental a desempenhar na transição verde.

Tom Hallam, da Smithers, abriu a conferência com os dados mais recentes do mercado de embalagens. A sustentabilidade é “o principal impulsionador da mudança para as principais partes interessadas na cadeia de suprimentos”, escreveu Tom no relatório de mercado exclusivo produzido pela Smithers para este evento.

Sobre o greenwashing, Tom explicou que os produtos serão “muito mais policiados no futuro. Os produtores terão que garantir que as reivindicações possam ser devidamente apoiadas”. É o mesmo para embalagens de lixo. Tom instou os produtores de embalagens a “estarem preparados!” porque “você terá que provar que pode fornecer embalagens que atendam aos padrões de reciclabilidade.

Liderando o caminho para as marcas, Francisco Nogueira, da The Coca-Cola Company, apresentou ‘World Without Waste’, plataforma da Coca-Cola através da qual apostam na sustentabilidade. Ele explicou que “a Coca-Cola reconhece que existe um problema de desperdício no mundo” e quer “fazer parte da solução desse problema”. Para fazer isso, eles se concentram em três conceitos-chave: projetar, coletar e engajar. Seu objetivo final é “zero desperdício e zero emissões”.

A chave para qualquer produto de embalagem de sucesso está em seu design. Susanne Lippitsch, designer de embalagens da SL Design, disse que “a embalagem deve apelar para o máximo de sentidos possível”, além de se adequar ao produto, ser emocional e ser sustentável.

Todos os palestrantes concordaram que o Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) da União Europeia será um fator-chave de mudança em toda a indústria de embalagens porque a conformidade será obrigatória. A inovação é necessária para atingir as metas estabelecidas no PPWR, com a cadeia de valor da embalagem já trabalhando em soluções criativas.

Maja Desgrées du Loû, oficial da Comissão Europeia envolvida na elaboração do PPWR, afirmou por que a legislação é necessária. “Sem esta regulamentação, os resíduos de embalagens continuariam a crescer”. As embalagens de plástico, continuou ela, aumentariam “cerca de 40% se nada fosse feito”. A proposta da Comissão será negociada pelos governos nacionais e pelo Parlamento Europeu, com a adoção do texto final prevista para março de 2024.

Olga Munroe, chefe do The Retail Institute da Leeds Beckett University, disse: “Não falamos o suficiente sobre o desperdício de alimentos que pode ser evitado embrulhando algo. Tanto o desperdício de alimentos quanto o desperdício de embalagens são importantes, mas precisamos encontrar o equilíbrio certo.” Mais educação do consumidor é necessária para isso, mas não deve vir da indústria. “O que os consumidores querem é que a mídia nacional e as ONGs digam a eles.”

Peter Ragaert, diretor da Pack4Food na Ghent University, também observou o importante papel da embalagem na prevenção da perda de alimentos. Ele destacou que 30% dos alimentos são desperdiçados (50% de frutas e legumes). A embalagem pode ajudar a reduzir isso. “Este setor é altamente inovador”, disse Peter. Outras possíveis soluções também estão sendo exploradas, como “revestimentos que são aplicados diretamente em frutas ou vegetais”.

Inovações técnicas são necessárias para que a Europa alcance suas metas de reciclagem, disse Jan’t Hart, que apresentou a marca d’água digital ‘Holy Grail 2.0′. Seguindo o mesmo princípio de um código QR, “o padrão da marca d’água é incorporado à decoração da embalagem, permanecendo invisível ao olho humano”. Isso facilita a triagem para melhorar a reciclabilidade das embalagens.

A indústria de embalagens é uma importante parte interessada na evolução da Europa para uma economia verde e circular. Produtores de embalagens e reguladores devem trabalhar juntos para garantir uma transição suave. Haverá desafios devido à complexidade de diferentes mercados, diferentes fluxos de resíduos, diferentes capacidades de reciclagem e diferentes normas culturais, mas os produtores de embalagens têm conhecimento e estão preparados.

Sobre o evento

A Intergraf e a FTA Europe organizaram Shaping the Future with Packaging com o apoio da Smithers. Os patrocinadores Gold do evento foram Canon, DEC Impianti, I&C GAMA, Koenig & Bauer, Kurz e Uteco. Os patrocinadores Silver foram Asahi Kasei, Bobst, Lohmann, Miraclon e Tesa.

Shaping the Future with Packaging é a edição de 2023 da série de eventos anual da Intergraf: Shaping the Future with Print. Todos os anos, nos concentramos em uma seção diferente da indústria de impressão. Anteriormente, nos concentramos em livros, impressão comercial, revistas e mala direta.