Digitalização, alterações demográficas, alterações climáticas – estas megatendências também estão a ter um impacto significativo na transformação das indústrias da impressão e do papel. No entanto, o papel e os produtos impressos continuarão a ser utilizados e necessários em muitas áreas da vida nas próximas décadas – a indústria tem futuro. Desempenhando um papel central nisso está a sustentabilidade. E este é também o tema central do fórum especial Touchpoint Sustainability na drupa 2024 em Düsseldorf.

Com uma visão abrangente do setor, vários exemplos de melhores práticas e uma programação variada de palcos, o Touchpoint Sustainability, de 28 de maio a 7 de junho de 2024, como um fórum independente e neutro para a empresa, mostrará o que já é possível hoje, onde o a indústria está caminhando e que a sustentabilidade também faz sentido economicamente para as empresas.

Alta pressão para mudar – digitalização e sustentabilidade como motores

Os desafios atuais e as crescentes demandas dos clientes finais devem ser enfrentados com inovações em engenharia mecânica e de instalações. Isto pode criar novos modelos de negócios, reduzir o consumo de energia e materiais e diminuir a taxa de erro.

“Em princípio, o papel e as embalagens continuarão a desempenhar um papel central na vida das pessoas. No entanto, existe uma enorme pressão para a mudança, impulsionada principalmente por dois fatores: digitalização e sustentabilidade”, explica Thomas Schiemann, Diretor Geral da VDMA Printing and Paper Technology Association.

Há anos que a crescente digitalização tem permitido novas soluções para tornar os processos mais eficientes em termos de utilização de tempo e recursos. Uma tendência importante aqui é também a melhoria gradual dos sistemas analógicos, que estão em concorrência direta com as novas máquinas digitais. O aprendizado de máquina e a IA também estão impulsionando a automação e impactando os produtos de impressão e embalagem. Como resultado, os custos reais de produção e impressão estão a diminuir, dando às empresas que investem neste campo uma vantagem competitiva.

Foco na sustentabilidade

O segundo motor principal para a transformação da indústria é o tema da sustentabilidade. Isso está se tornando um fator de decisão cada vez mais importante para os consumidores. É por isso que empresas em todo o mundo investem cada vez mais em processos e produtos mais sustentáveis.

Dois aspectos desempenham um papel aqui. Por um lado, é claro que as expectativas específicas dos consumidores devem ser abordadas para sobreviver no mercado a longo prazo e manter ou aumentar o valor da própria marca. Por outro lado, processos e produtos mais sustentáveis oferecem agora um enorme potencial, especialmente em combinação com soluções digitais, para tornar os processos cada vez mais rentáveis, uma vez que se trata basicamente principalmente do desafio da eficiência. As indústrias do papel e da impressão já estão, portanto, a avançar na direção de uma economia circular, também graças às consideráveis poupanças de custos previstas a longo prazo.

O papel da indústria nesta transformação sustentável também será o tema principal do fórum especial Touchpoint Sustainability na drupa 2024. “A indústria tem boas perspectivas para o futuro – mas precisa de estar preparada. Quase nenhum outro tema nos preocupa mais na drupa 2024 e em toda a indústria de engenharia mecânica e de instalações do que a sustentabilidade – não apenas de uma perspectiva ecológica, mas também económica. Estamos, portanto, muito satisfeitos, com o Touchpoint de Sustentabilidade, em criar uma plataforma intersetorial para diálogo, discussão e transferência de conhecimento sobre o futuro da indústria de impressão e papel”, afirma Thomas Schiemann, responsável por este Touchpoint.

O fórum especial de 400m² na feira é organizado pela VDMA Printing and Paper Technology Association e apresenta uma variedade de exemplos de melhores práticas e soluções inovadoras para maior sustentabilidade em toda a cadeia de valor. Aqui, os principais participantes da indústria apresentarão soluções atuais e ideias para o futuro por meio de casos de uso e um programa de estágio variado.

Previsões e tendências do setor

Então, quais são as previsões para as indústrias de impressão e papel no contexto das atuais megatendências e convulsões geopolíticas? No geral, a indústria está crescendo.

*Um estudo recente da Smithers mostra: A procura tem vindo a aumentar há já algum tempo e as previsões de crescimento são boas. No geral, Smithers espera um crescimento médio anual superior a 2,1% para a indústria gráfica global nos próximos cinco anos, ajustado pela inflação, após 1,1% nos últimos cinco anos. Espera-se que este desenvolvimento seja impulsionado principalmente pelo setor de rótulos e embalagens, onde o crescimento dos últimos anos continuará, embora já não ao mesmo nível. Este setor representa atualmente cerca de 60% do mercado global de impressão.

A produção global aumenta

O crescimento global do mercado de impressão global – mesmo ajustado à inflação – deverá acelerar ligeiramente ao longo dos próximos cinco anos, em comparação com os anos anteriores correspondentes. Espera-se que a taxa composta de crescimento anual (CAGR) aumente em todo o mundo de 0,5% para 1,7%. Para a Europa Ocidental, Smithers espera um desenvolvimento estável e quase inalterado. Espera-se que a Ásia, de longe o maior mercado, juntamente com a África, cresça a uma taxa média respetiva de cerca de 3% ao ano até 2028, registando assim as taxas de crescimento mais elevadas. Na América do Norte, espera-se que o volume de mercado recentemente relatado como ligeiramente decrescente se estabilize novamente. Esta avaliação é apoiada pelo facto de a maioria dos investimentos globais a longo prazo por marcas líderes terem sido feitos, em particular, na Ásia.