Os visitantes do drupa 2024 serão os primeiros a conhecer os benefícios resultantes da parceria entre a Esko, X-Rite, Pantone e Enfocus, que, com sua experiência e tecnologias, visam entregar produtos e serviços inigualáveis e eficiência operacional para acelerar o processo de go-to-market das marcas e suas cadeias de suprimentos de embalagens. Durante as demonstrações ao vivo que acontecerão no estande #A12 do corredor 8B, os participantes terão acesso às novidades em hardware e software das empresas.

Juntas, as quatro empresas operacionais fazem parte do segmento de inovação e qualidade de produtos da Veralto (NYSE: VLTO), que ajuda os clientes a preservar itens essenciais do cotidiano, incluindo proteger a cadeia de suprimento de alimentos, possibilitar a entrega de produtos farmacêuticos e garantir a qualidade, o frescor e a consistência dos produtos. “Nosso ecossistema de automações e soluções de gerenciamento de cores não apenas acelera o processo de go-to-market, mas também está alinhado com os objetivos de sustentabilidade que tão importantes para as empresas modernas”, disse o presidente da X-Rite, Jeff McKee.

Inovando em arquitetura de software, a Esko apresentará o sCloud, uma plataforma nativa de nuvem multitenant que promete trazer uma nova realidade tecnológica baseada em computação em nuvem, compartilhamento de dados e inteligência artificial (IA). Todos os aplicativos existentes da Esko, desde o ArtPro+, ArtiosCAD e o premiado Phoenix, até o Cape Pack e o Automation Engine, terão conectividade com essa nova plataforma, dando a todas as partes da cadeia de valor acesso em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, a dados constantemente atualizados e recursos idênticos, independentemente do lugar onde moram. Além disso, a Esko sCloud é uma plataforma aberta e com suporte para conectividade com parceiros.

O presidente da Esko, Joël Depernet, comentou: “Estamos levando nossos clientes em uma jornada rumo ao futuro da conectividade das operações baseadas em nuvem. No drupa, anunciaremos a conclusão do desenvolvimento desta plataforma, com novas ferramentas já disponíveis para nossos clientes. Entregaremos uma solução de última geração que fará com que as marcas e suas cadeias de suprimentos de embalagens atinjam novos patamares de velocidade e eficiência em suas estratégias de go-to-market.

“Os clientes atuais podem integrar facilmente seus aplicativos on-premise da Esko com a plataforma sCloud. Isso transformará sua forma de trabalhar e representará um grande salto na conectividade dos fluxos de trabalho integrados”.

Joël acrescentou: “É importante ressaltar que, com o inovador Job Onboarding, a Esko visa acelerar significativamente todo o processo de go-to-market. Dessa forma, os funcionários das áreas de vendas e de atendimento ao cliente terão acesso às mesmas ferramentas avançadas de embalagens que os departamentos de pré-impressão, o que tornará os processos mais simples e automatizados, acelerando as etapas iniciais da cadeia de suprimentos”.

Além disso, a Esko apresentará a CDI Crystal ‘Quartz Edition’, um produto topo de linha que fará parte da conceituada família de soluções de gravação e exposição de imagens. A Quartz Edition combina a ótica aprimorada da CDI Crystal com telas de cristal otimizadas, introduzindo estruturas de superfície de 2000 lpi (Q-Cells), proporcionando outro grande avanço na velocidade de gravação de imagens de chapas flexográficas e na qualidade das impressões. Juntamente com convertedores de etiquetas e embalagens flexíveis, a Quartz Edition é direcionada para empresas de flexografia e tem como objetivo entregar a mais alta qualidade de impressão flexográfica do mercado. É possível fazer upgrade físico de modelos da CDI Crystal fabricados após 2021.

Dentro da família AVT de sistemas de inspeção automática, a Esko apresentará o Varnish Inspection Module para o Esko AVT Helios. Sendo um módulo adicional para o sistema Helios, o Varnish permite visualizar e inspecionar vernizes e acabamentos em vários substratos impressos simultaneamente com a inspeção de impressão. Uma tecnologia exclusiva e patenteada, o Varnish Inspection Module detecta problemas como registros incorretos de verniz e falta de tinta parcial ou total (starvation) simultaneamente com a detecção de defeitos de impressão existentes.

Quanto à X-Rite, no drupa, a empresa apresentará o sistema Autura Ink, um software intuitivo e fácil de usar de formulação de tinta baseado em nuvem, voltado tanto para técnicos experientes como novatos. Tirando proveito da tecnologia consolidada do software InkFormulation da X-Rite, essa plataforma simplifica todos os aspectos de formulação, armazenamento, aprovação, recuperação e controle de qualidade para tintas offset, de flexografia, rotogravura e serigrafia. Com a tecnologia BestMatch integrada e a capacidade de gerenciar melhor as variações, o Autura Ink ajuda a aumentar a eficiência e reduzir desperdícios. Além desse lançamento, a X-Rite também anunciará expansões para os recursos do PantoneLIVE. O Private Library Manager, nome da nova adição à biblioteca digital de cores do PantoneLIVE, destina-se a marcas de embalagens que buscam uma uniformidade meticulosa de cores para seus produtos e materiais de comunicação. Com essa nova possibilidade de adicionar cores personalizadas ao ecossistema do PantoneLIVE, as marcas podem tirar proveito de valores espectrais puros ao longo do processo de produção para reproduzir cores de identidade visual em diversos substratos, utilizando diferentes tecnologias de impressão e tipos de tinta. Com as demais soluções da X-Rite, as marcas de embalagens e seus fornecedores podem compartilhar dados de cores facilmente entre softwares de formulação e de controle de qualidade, o PantoneLIVE e dispositivos de medição de cores, aumentando a conectividade do seu fluxo de trabalho.

Jeff enfatizou a importância do Autura Ink e do PantoneLIVE Private Library Manager como aprimoramentos essenciais baseados em nuvem para os clientes. “O Autura Ink simplifica todo o processo de gerenciamento de tintas, garantindo mais eficiência e precisão entre várias tecnologias de impressão. Ao mesmo tempo, o PantoneLIVE Private Library Manager oferece às marcas de embalagens uma consistência inigualável de cores, independentemente do substrato ou do método de impressão utilizado. Ao disponibilizarmos essas soluções baseadas em nuvem de última geração, além das que já oferecemos, capacitamos os clientes a promover um grau maior de colaboração e eficiência em todos os fluxos de trabalho, consequentemente gerando resultados melhores e impulsionando o sucesso nos mercados em que atuam”.

As equipes da Esko, X-Rite, Pantone e Enfocus convidam todos os participantes do drupa a visitarem o extraordinário Innovation Lab, também localizado no estande, para conferir uma prévia de protótipos em estágio avançado de desenvolvimento, incluindo uma ferramenta de tomada de decisões assistidas por IA para especificações de projetos de embalagens upstream. Além disso, a Pantone exibirá, pela primeira vez, um teaser especial de um novo produto digital que trará inovações de sofisticação e insights para o processo de tomada de decisão sobre cores, permitindo que os designers criem seus trabalhos artísticos de forma inteligente com cores que estejam em alta e que sejam relevantes para seu público-alvo.

Por fim, a Esko e a X-Rite, parceiras do drupa touchpoint packaging, terão destaque no estande de touchpoints de embalagens no Hall 3. Como parte do programa da conferência, os participantes assistirão a apresentações imersivas de clientes e terão a oportunidade de acompanhar a configuração de uma loja virtual totalmente funcional feita com o Esko Store Visualizer.

“Com nosso ecossistema integrado, capacitamos as empresas a abordar a automatização de seus fluxos de trabalho de modo totalmente diferente, tirando proveito de tecnologias de nuvem e de IA para acelerar ainda mais o speed-to-market com precisão e consistência de cores integradas vitais como parte do processo automatizado. Esperamos encontrar clientes novos e antigos para lhes mostrar como a nossa poderosa parceria elevará o desempenho do setor global de embalagens e impressão a um novo patamar”, concluiu Joël.