Para embalagens de alimentos sustentáveis, o especialista em revestimento por extrusão Metpack, de Istambul, agora oferece papel e papel cartão revestidos que são certificados como compostáveis em condições domésticas de acordo com a norma DIN EN 13432.
O papel Ezycompost da Metpack se beneficia de um revestimento com o biopolímero ecovio® 70 PS14H6 da BASF. Este biopolímero é certificado como compostável em condições domésticas (EN 13432 e AS 5810) e adiciona várias vantagens funcionais ao papel para embalagens de alimentos: é aprovado para contato com alimentos (FDA) e apresenta excelentes propriedades de barreira contra líquidos, gorduras, óleos e óleo mineral, além de estabilidade de temperatura em água fervente (até 100 °C).
Essa combinação de compostabilidade comprovada e excelente desempenho oferece aos fabricantes de embalagens de papel e marcas de alimentos a certeza de que os artigos de embalagem de alimentos feitos de Ezycompost podem ser usados com segurança pelos consumidores e não geram microplásticos persistentes no composto doméstico após o uso. Assim, a nova solução compostável em condições domésticas apoia a reciclagem de orgânicos dos resíduos alimentares e ajuda a fechar o ciclo de nutrientes para alcançar uma economia circular.
Há uma grande tendência na sociedade, impulsionada em alguns países por legislações, de passar de embalagens de plástico para embalagens à base de papel, que por si só não são adequadas para muitos alimentos diferentes, especialmente aqueles com ingredientes líquidos ou gordurosos.
O novo papel revestido compostável em casa da Metpack pode ser utilizado para muitas aplicações de contato com alimentos, como copos para líquidos frios/quentes, além de recipientes e bandejas para congelamento ou uso em micro-ondas. Ele pode ser fabricado em linhas de conformação convencionais, permitindo velocidades de revestimento mais rápidas e um revestimento 40% mais fino do que o ácido poliláctico (PLA). O ecovio® 70 PS14H6 permite velocidades de linha de revestimento comparáveis ao polietileno (PE). O material não apresenta adesão ao cilindro de resfriamento, possui excelentes propriedades de selagem e impressão e pode ser processado por mono ou coextrusão sem adesivos.
“Com Ezycompost, podemos oferecer à indústria alimentícia o melhor dos dois mundos quando se trata de embalagens de papel revestido”, diz Sühan Gürer, Vice-Presidente de vendas e desenvolvimento de novos projetos da Metpack. “Ele tem a mesma resistência que o papel revestido com PE, mas com a vantagem adicional de ser certificado como compostável e não gerar microplásticos persistentes na cadeia de resíduos orgânicos ou de papel. Seu processamento mais rápido e compostabilidade doméstica são uma dupla vantagem em comparação com os revestimentos feitos de PLA, que são compostáveis apenas industrialmente. Tudo isso permite que a indústria de embalagens de alimentos diferencie seus produtos sem comprometer o desempenho e a qualidade, além de alcançar suas metas de sustentabilidade.” A solução de papel da Metpack é certificada até a gramatura de 334 g/m2 na composição total.
Após o uso, as embalagens de alimentos feitas de Ezycompost recobertas com ecovio® 70 PS14H6 podem ser compostadas no jardim de casa, de acordo com a legislação nacional. Assim, o ecovio® compostável doméstico da BASF amplia as opções de fim de vida para embalagens de papel para alimentos. “Nosso ecovio® 70 PS14H6 também é compostável industrialmente e se desempenha bem na reciclagem de papel”, diz Michael Bernhard Schick do marketing global de Biopolímeros da BASF.
“Sua compostabilidade doméstica é inclusive certificada segundo a norma australiana AS 5810, que é a mais rigorosa do mundo. Nosso biopolímero está disponível com um conteúdo de base biológica entre 70 e 80% de recursos renováveis, de acordo com a ASTM D 6866. Se os clientes desejam reduzir ainda mais sua Pegada de Carbono do Produto (PCF), também podemos fornecer uma qualidade equilibrada com biomassa certificada (BMB): no início da produção, sua matéria-prima de origem fóssil é 100% substituída por biomassa baseada em resíduos, que é então atribuída à qualidade BMB e, assim, possui um PCF 25% menor do que a qualidade padrão de ecovio®.”
A qualidade BMB vem com as mesmas propriedades, desempenho, processabilidade em máquinas e certificados de biodegradação que o ecovio® 70 PS14H6 padrão. Devido às suas excelentes propriedades de barreira contra migração, o biopolímero da BASF também permite o uso de papel reciclado em aplicações alimentares.
Biopolímeros da BASF possibilitam a reciclagem de orgânicos
O biopolímero ecovio® da BASF é certificado como compostável de acordo com normas como DIN e EN 13432. As aplicações típicas para o ecovio® incluem sacolas para resíduos orgânicos, filme strech alimentício, sacolas para frutas e verduras, além de filmes de agrícola (mulch film) e aplicações de embalagem de alimentos.
Estudos mostram as vantagens do ecovio® para a produção, embalagem e vida útil dos alimentos, assim como para a coleta de resíduos alimentares. Essas vantagens são baseadas na biodegradabilidade certificada do material em compostagem industrial e doméstica, bem como em solo agrícola: o desperdício de alimentos é reduzido, os nutrientes são devolvidos ao solo por meio de maiores volumes de composto – e a acumulação de microplásticos persistentes no solo agrícola é evitada. Isso contribui para uma economia circular ao fechar o ciclo de nutrientes por meio da reciclagem de orgânicos.